Dia Nacional de Combate ao Colesterol é celebrado nas Unidades de Saúde em São Desidério

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESASD), e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF tipo I) realizou no distrito de Sítio Grande, a cerca de 15 km da sede do município, ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado na quarta-feira, 08 de agosto.

Durante sala de espera na Unidade de Saúde do distrito, foi ministrada palestra sobre o combate ao ‘Colesterol’. A nutricionista também ministrou palestra e orientou os participantes do Grupo de Idosos da localidade, que ainda tiveram momentos de prática de exercícios físicos e alongamentos supervisionados pela educadora física do NASF, além de aula de dança.

A idosa Jovelina Alves, 66, moradora de Sítio Grande aprovou a iniciativa do encontro. “Gostei muito desse encontro, tanto da palestra que esclareceu bastante sobre o combate ao colesterol e nos ensinou a melhorar a qualidade de vida. Gostei principalmente da aula de dança porque teve um forrozinho bom e foi bem animado. Isso mostra que a Saúde do município hoje está bem melhor, no atendimento e também com esses projetos. Enquanto eu viver vou participar e vou chamar meu marido Altino para participar também”, declarou.

“A equipe do NASF vem motivando os grupos de idosos nas suas unidades vinculadas. Esta semana tivemos o segundo encontro com o grupo de vivência em Sítio Grande e iniciamos algumas atividades com palestra de orientação sobre o colesterol e realizamos exercícios físicos”, afirmou a educadora física do NASF, Danielle Portela.

Atrelado a SESASD, o NASF, implantado em São Desidério em 2018, realiza trabalhos de orientação e educação permanente em unidades de saúde do município, a exemplo de atividades propostas pela equipe composta por Psicóloga, Farmacêutico, Assistente Social, Nutricionista, Educadora Física, Fisioterapeuta e Fonoaudióloga.

“O NASF foi implantado no município por entendermos que os profissionais das diferentes áreas de conhecimento da equipe NASF atuam de maneira integrada e apoiando os profissionais da equipe de Saúde da família e das equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde, nos territórios sob a responsabilidade dessa equipe”, enfatizou o secretário de Saúde, Zé Barbosa.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Arquivo Equipe NASF

  • Compartilhe: