Eixos temáticos são debatidos em segundo dia da VI Conferência de Saúde

No segundo dia da VI Conferência Municipal de Saúde, durante a quinta-feira, 27, a programação teve continuidade com apresentação do Plano Municipal de Saúde 2014/2017, da Rede de Serviços de Saúde do município e divisão dos grupos que trabalharam os eixos temáticos.

A partir da temática geral da Conferência: ‘Saúde Pública de qualidade e Justiça Social, para cuidar bem da população de São Desidério’, foram direcionados oitoe eixos com os temas: Vigilância, proteção e promoção da saúde (Eixo I), Atenção integral à Saúde (Eixo II), Saúde com inclusão social (Eixo III), Gestão do trabalho e educação na saúde (Eixo IV), Participação e controle social (Eixo V), Planejamento, gestão de recursos e instrumentos de gestão (Eixo VI), Rede e processo regulatório em saúde (Eixo VII) e Assistência farmacêutica (Eixo VIII).

Por eixo foram elaboradas cinco propostas que foram apresentadas à tarde com apreciação das moções. “Espero que a partir do que foi discutido aqui hoje e das propostas elaboradas resultem de fato em melhorias para a saúde do nosso município”, relatou a técnica de enfermagem, Jardelina Maria Dias.

A psicóloga hospitalar, Silvia Sales Medeiros fez uma avaliação positiva da discussão do eixo que participou e da conferência. “Pelo pouco tempo que trabalho no município, percebi uma demanda expressiva, São Desidério conta com alguns equipamentos de assistência ao público-alvo, que são pessoas com transtorno mental. A proposta foi fundamentada para ampliar a assistência, principalmente nos momentos de crise. A conferência foi feliz, no que se refere a atingir os objetivos, pudemos presenciar a elaboração de propostas palpáveis e são baseadas numa visão sensível das demandas da sociedade e vejo que as equipes são voltadas a esse objetivo de desempenhar um trabalho de excelência”, avaliou a psicóloga.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Ana Lúcia Souza/Jackeline Bispo