Em clima de emoção e alegria, Prefeitura de São Desidério entrega mais 14 casas e Sistema de Abastecimento de Água para comunidade de Zé Nobre

Quatorze famílias moradoras da localidade de Zé Nobre, localizada há mais de 50 km da sede receberam da Prefeitura de São Desidério na tarde deste sábado, 19 as chaves das suas novas moradias, em um momento marcado por muita emoção e alegria. A comunidade recebeu também um Sistema de Abastecimento de Água. A solenidade de entrega, contou com a presença do prefeito Zé Carlos, secretários de governo, vereadores, moradores das localidades vizinhas e comunidade local.

“Eu estava dormindo com meus filhos, e quando olhei pra cima entre as palhas, vi uma cobra, gritei os vizinhos e até que meu marido chegou a tempo e matou. Depois desse dia, a gente não dormia direito. Eu estava acostumada ver escorpião, ratos, baratas até barbeiro. Mas, hoje o meu sonho foi realizado com essa casa nova. Sempre olhava para o céu e dizia a Deus que um dia iria ter uma casa, e não demorou muito tempo a minha esperança e sonho realizou (sic)”, emociona dona Maiene dos Santos.

Na comunidade todos são da mesma família, tendo a matriarca dona Jerônima Maria Sofia que foi casada com José Nobre (in memorian). Eles se instalaram com seus filhos nestas terras em 2000 e lá foram formando outras famílias, todos construíram suas casas de palhas e enchimento. Viviam em condições subumanas.

Ter uma pia em casa para as atividades domésticas era um anseio para a lavradora Marizete Soares de 22 anos. Na sua casa nova, ela tem agora duas pias, além de sala, banheiro, dois quartos, cozinha e área de serviço. “Quando a gente tem fé, tudo se transforma em nossas vidas. Eu vivia sem esperança dentro dessa mata, e ficava pensando quem vai se importar com a gente aqui nesse fim de mundo. Só que Deus prepara as coisas no momento certo e mandou o Zé Carlos pra olhar para nós, hoje é dia de alegria e agradecimentos”, disse.

A celebração da conquista do sonho da casa própria ganhou uma energia ainda mais intensa, quando dois jovens, uma dupla de irmãos, Gerson Santos e Leci Soares cantaram uma paródia com palavras de gratidão, do respeito e compromisso do prefeito em executar em tão pouco tempo as obras no povoado e em todo o município.

“Sinto-me com a alma tranquila, pois sei que estamos no caminho, quando o dinheiro público é bem investido dar para transformar a realidade de muitas pessoas. Quando acompanhamos de perto a vida desses moradores, percebemos que o mundo precisa de mais humanidade, a alegria desse povo significa esperança e sonho realizado. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de poder estar transformando vidas, realizando sonhos. Vamos continuar levando condições de vida, com moradias dignas, conforto e segurança, além do direito da água em suas casas, a principal fonte de vida”, relatou.

Conforme a secretária de Assistência Social, Vandreia Mendes entregar as casas e ver o brilho nos olhos destas famílias que nunca teve uma casa digna para viver é algo grandioso. “Hoje é dia de festa, as famílias de Zé Nobre sempre foi esquecida, assim como tantas. Esta gestão tem dado uma atenção maior nas comunidades rurais, porque percebe o quando a população foi esquecida e é carente de serviços públicos, continuaremos com os trabalhos de construção de outras casas populares seguindo as prioridades identificadas pelo diagnóstico da nossa equipe”, informa.

Texto e fotos: Diego Souza