Em parceria com a prefeitura municipal, o governo do estado da Bahia entrega escola estadual em Roda Velha de Cima

DSC_1934

O prefeito municipal, Demir Barbosa, secretários e subsecretários de governo, vereadores, o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, diretora da DIREC 25, Izôlda Maia, diretora do Colégio Presidente Médici, Claudia Maria de Oliveira, comunidade escolar e sociedade civil participaram nesta terça-feira, 09, da inauguração da escola estadual no distrito de Roda Velha de Cima. A escola é um anexo ao Colégio Estadual Presidente Médici da sede.

Nova pasta1

A escola inaugurada, conta com uma estrutura ampla, composta por quatro salas de aula, um laboratório de informática, uma sala de leitura, outra para direção escolar, uma sala para professores, cantina, refeitório, sanitários comuns e para portadores com necessidades especiais, além de uma quadra coberta. A estrutura foi construída para atender uma clientela de 480 estudantes do ensino médio.

DSC_1910

Para a diretora do Colégio Estadual Presidente Médici da sede e do anexo, Cláudia Maria de Oliveira o empenho da atual gestão na manutenção do ensino médio no distrito foi primordial. “Hoje concretizamos um sonho, há 15 anos lutamos por esta escola neste distrito, que cresceu bastante e fica muito distante da sede, o que comprometia a organização do processo educacional por isto a necessidade de uma unidade aqui. Quero ressaltar também o apoio do governo municipal em nome do atual prefeito que sempre foi solícito em nos ajudar e assim garantir o acesso destes alunos á educação”, enfatizou.

DSC_1921

De acordo com o prefeito municipal, Demir Barbosa a parceria foi relevante para a construção da escola. “Quero agradecer o empenho do governo do estado, pois, Roda Velha é um polo que se desenvolve a cada dia, por isto necessita e merece uma atenção maior de todas as esferas. Portanto quero parabenizar a comunidade escolar por receber tão bela escola e fazer – lhes um apelo para zelarem por ela, que é um patrimônio de vocês”, falou.

DSC_1920

A diretora da Direc 25, Izôlda Maia também parabenizou o empenho da prefeitura. “São Desidério tem uma gestão que é sensível ás questões educacionais, sempre de braços abertos para nos ajudar, e comunico a todos que desde já, iniciarei uma solicitação á secretaria estadual de Educação para o desmembramento desta escola, para ter mais autonomia e independência em gerenciar os seus próprios recursos e ações”, assegurou.

DSC_1944

A parceria – Antes o ensino médio de Roda Velha era aplicado em um espaço locado e pago pela prefeitura, bem como a estadia, contratação e pagamento de professores. O transporte escolar também é de responsabilidade da administração municipal, além da doação do terreno para a construção da nova unidade.

DSC_1951

O secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto teceu diversos elogios ao governo municipal pela dedicação. “Quero imensamente agradecer ao prefeito pela parceria e esforço em prol da educação, pois, parte da construção se deve á prefeitura, é reconfortante ver que esta gestão é comprometida com educação, que tem o poder da transformação. Roda Velha contribui muito para o desenvolvimento do Brasil por meio do agronegócio e vejo que a administração vem desempenhado seu papel neste processo. Nós governantes temos a obrigação de melhorar a educação e cabe a vocês alunos agarrarem as oportunidades e estudarem para promover uma vida cidadã e um mundo mais justo e igualitário”, acrescentou.

DSC_1958
Texto: Adinete Batista