‘Escola, espaço de construção de saberes’ é tema destaque do Desfile Cívico de São Desidério

Em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil, o Desfile Cívico de 07 de Setembro em São Desidério, foi marcado pela integração das escolas municipais da sede, zona rural e estaduais. ‘Escola, espaço de construção de saberes’ foi o tema norteador das apresentações das alas.

Organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), o percurso do desfile na sede aconteceu na rua Dr. Valério de Brito, com início da Praça Emerson Barbosa. A Filarmônica Municipal Maestro Heliodoro Alves Ribeiro, o Coral Municipal e a Orquestra de Violões executaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.

As evoluções das performances das fanfarras, de São Desidério (FANSAD), da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães (FAMAG) e do distrito de Sítio Grande (FANSIT), marcaram as apresentações.

Dos povoados mais distantes ou de escolas da sede, muitos estudantes estavam ansiosos para entrar na avenida, a exemplo de Bianca Almeida Santos, 14, estudante do 9º ano da Escola Necy Novais, do povoado de Cabeceira Grande, a cerca de 35 km da sede. “Fico ansiosa quando venho desfilar aqui, a gente fica com muita expectativa no dia do desfile, pois é uma novidade”.

A importância da leitura foi um dos subtemas mais ressaltados pelas escolas. “A escola está trazendo para a avenida a importância da leitura, dos contos de fadas que fazem parte da vida das crianças, dos contos que contam e encantam na vida dos alunos”, explicou a professora da Escola Municipal Olavo Pereira dos Santos, Martha Larissa.

Além da participação das escolas, de estudantes do PROERD, também desfilaram o Pelotão da Polícia Militar, do Clube dos Aventureiros e Desbravadores da Igreja Adventista, Brigadistas de Combate a Incêndio Florestal e o Grupo da Capoeira Sangue Bom.

“196 anos com muita grandiosidade, apresentando para a sociedade nesse momento cívico os saberes trabalhados em nossas escolas da rede municipal. Além da sede, também foi organizado o desfile em Roda Velha I e III e em Sítio Grande, externando o nosso amor a nossa pátria”, afirmou a secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Desfiles nos distritos – Simultaneamente ao mesmo horário do desfile da sede do município também foi realizado o desfile do distrito de Roda Velha III. À tarde, aconteceram os desfiles dos distritos de Roda Velha I e de Sítio Grande.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Lucas Ribeiro