Estudantes de escolas municipais de São Desidério visitam Parque Fioravante Galvani

Alunos da Escola Municipal Maria Francisca da Silva, do Povoado de Pontezinha, tiveram uma aula diferente na tarde de ontem, 27. Eles saíram bem cedo de casa e viajaram 200 km até o Parque Conservacionista Fioravante Galvani em Luís Eduardo Magalhães. Nas mochilas os livros deram lugar às garrafinhas de água e lanches, no pensamento, a curiosidade e sede de conhecimento.

A visita é uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) e o Parque Galvani, e faz parte da programação da SEMMA em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em 05 de junho. A bióloga e educadora ambiental do Parque, Gabrielle da Rosa, ressalta o objetivo da organização, “para cuidar é preciso conhecer e o Parque Galvani surgiu com este intuito, disseminar o conhecimento sobre o Cerrado e a importância de preservá-lo”, afirma.

Já a professora de Ciências, Iraci Gonçalves lembra a importância do contato direto com a fauna e a flora. “Foi um momento enriquecedor, pois, aqui os estudantes podem vivenciar os conteúdos descritos no livro didático, reforçando o aprendizado, além de despertar neles a importância da valorização do bioma onde estão inseridos”.

É o que confirma o estudante do 6º ano, Carlos Santos. “A visita foi muito boa por ter compreendido a necessidade de cuidar do Cerrado pela sua grande importância, além de ter conhecido vários animais como lobo, bugio, arara-azul, arara-juba, e muitos outros”.

Durante a visita os estudantes e professores percorreram pequenas trilhas pela mata nativa do cerrado, trabalhando temas como conservação, biodiversidade, queimadas, polinização, legislação ambiental, regeneração natural. “Por meio desta visita é possível aplicar na prática os conhecimentos absorvidos em sala de aula e, essa atividade, é um estímulo aos nossos alunos nunca feito antes”, revela o diretor, Willian Neri.

Esta atividade é considerada fundamental para a construção da consciência ecológica e cidadã dos estudantes e surge também como uma oportunidade de lazer para comunidade escolar. “A SEMMA estabeleceu estas parcerias por considerar que a educação ambiental é fundamental para formação de uma sociedade consciente e responsável com o ambiente em que vive”, afirma o secretário João Antônio Linhares.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Arquivo SEMMA e SEDUC