Estudantes de São Desidério recebem certificado de formação do Proerd

Mais de 500 estudantes das séries do 3º ao 7º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal e particular do município de São Desidério aprenderam a dizer não às drogas. Eles receberam certificado de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em São Desidério foram realizadas duas cerimônias de formatura, uma nesta quarta-feira, 28 no distrito de Roda Velha, na Associação Três Fronteiras e na sede aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29 no Ginásio de Esportes Professor Almiro Almeida.

Os eventos contaram com as presenças dos estudantes, pais, professores, gestores escolares, autoridades militares, do prefeito Zé Carlos, presidente da Câmara Marusan Lima e demais vereadores, da Secretária de Educação, Ileia Almeida e comunidade local.

A iniciativa fez parte de uma parceria da Polícia Militar e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, e contemplou na sede as escolas municipais, Germano Rodrigues de Carvalho e Olavo Pereira dos Santos, além das particulares, Sementinha do Aprender e Escola da Terra, no distrito de Sítio Grande a Escola Municipal Pedro Ferreira dos Anjos e em Roda Velha, as escolas municipais, Waldeck Ornelas e Antônio Carlos Magalhães.

O Proerd tem como objetivo realizar um trabalho socioeducativo, voluntário em parceria com a Polícia Militar de prevenção ao uso e/ou abuso de drogas lícitas ou ilícitas, bem como trata sobre a violência associada ou não ao uso. “Conhecer os perigos do mundo das drogas, saber dizer não a este mal que assola a nossa sociedade são os princípios do Proerd, que funciona como uma integração da Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz. O Poder Público será sempre parceiro de qualquer instituição que queira trazer melhorias de vida para nosso povo”, assegurou o prefeito Zé Carlos.

Para os instrutores, Soldado PM Cunha que mediou as aulas na sede e o Soldado PM Sardeiro que ficou responsável pelas aulas no distrito de Roda Velha, os alunos foram orientados por meio de apostilas e lições aplicadas nas salas de aulas: “O programa é ministrado obrigatoriamente por um policial militar fardado, aplicado nas escolas e composto por 10 aulas, sendo 01 aula de 45 minutos uma vez por semana; A duração do programa é de aproximadamente três meses” disse o Soldado PM Cunha.

Durante a solenidade de formatura os alunos receberam um certificado e foram sorteados prêmios e brindes para os que redigiram a melhor redação sobre o aprendizado. “Nosso objetivo é capacitar crianças e adolescentes para resistirem às drogas e à violência, através de ações ostensivas e de caráter educacional”, complementou Soldado PM Sardeiro.

A secretária de Educação, Iléia Almeida, falou da importância do Proerd na vida estudantil dos alunos. “É um significado muito grande para os nossos estudantes, uma vez que os conscientizam a dizer não às drogas e violência. Tenho certeza que essa parceria vai continuar”, frisou.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins