Grupo de portadores de Obesidade Mórbida faz visita ao prefeito Demir Barbosa

01

“Cuidar do futuro da nossa gente” esse é o slogan do governo municipal, um compromisso do prefeito Demir Barbosa para com a população de São Desidério, que na manhã de sábado, 14, teve um encontro com 19 pessoas portadoras de obesidade mórbida no Hospital e Maternidade Nossa Aparecida. Nove dessas pessoas passaram por revisão após seis meses da cirurgia bariátrica e dez já fizeram os pré-exames para dar entrada ao processo cirúrgico bariátrico que serão encaminhados para o Hospital da Bahia em Salvador. O encontro contou com a presença da vereadora de Barreiras, Marileide Carvalho e da coordenadora do grupo de portadores de obesidade mórbida, Silvana Rocha.

02

O portador de obesidade mórbida, Sebastião de Souza Ramos de 57 anos, vem lutando com as limitações do dia a dia, são mais de 15 anos, tentando através de órgãos públicos conseguir uma cirurgia dessa modalidade. Hoje, ele está fazendo todo processo cirúrgico e será encaminhado para Salvador onde fará a cirurgia bariátrica que tanto sonhou. “Primeiramente agradeço a Deus por essa oportunidade, e ao  prefeito Demir Barbosa que muito se sensibilizou com a nossa situação. É uma pessoa que não mediu esforços para nos ajudar, uma atitude generosa. Ele está nos devolvendo a vida”, emocionado, falou o senhor Sebastião Ramos.

03

O prefeito Demir Barbosa, já tinha concedido nove cirurgias de tratamento bariátrico realizado no Hospital da Bahia em Salvador. Agora, foram cedidas mais 25 cirurgias divididos em grupos de cinco pessoas a cada mês, perfazendo um total de 34 pessoas atendidas. “ Realizar sonhos é uma alegria para todos nós, no inicio eram apenas nove pessoas para esse tratamento bariátrico, mas, a procura com essa mesma situação foi aumentando, e atualmente já conta com 25 pessoas que serão encaminhadas para o Hospital da Bahia em Salvador. As pessoas que já fizeram a cirurgia, hoje vejo nelas a sua autoestima, o  sorriso e a alegria de viver melhor. E vamos com certeza continuar com essa ação que graças a Deus está dando certo”, disse o prefeito Demir Barbosa.

04

A professora Alequissandra Oliveira de 33 anos fez parte das primeiras nove pessoas a ser contemplada com a cirurgia bariátrica. “Hoje, me sinto muito bem, a cirurgia foi tranquila e minha rotina de vida mudou cem por cento. Posso dizer que sou uma pessoa super feliz. E, diante dessa generosidade do prefeito Demir Barbosa não tenho palavra para agradecer a tamanha felicidade que ele me trouxe de volta. Quem tem um sonho corre atrás, não desista”, aconselhou.

05

06

CIRURGIA BARIÁTRICA

Existem quatro técnicas diferentes de cirurgia bariátrica para obesidade reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. A escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas. “Toda avaliação vai passar pela as mãos do Dr. Marcelo Zollinger, em Salvador, o grande responsável por cuidar dessas pessoas”, assegurou o prefeito Demir Barbosa.

07

08