Mais dois cursos profissionalizantes são ofertados pela Prefeitura de São Desidério

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) realizou gratuitamente, de 10 a 14, os cursos de produção de Silagem, na sede do município, e de Cozinha Agrícola Profissional, no distrito de Roda Velha. Para a realização dos treinamentos, a SEAGRI conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e do SENAR.

Segundo a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha, o curso de Produção de Silagem configura um norteamento para os produtores, que já estão se articulando quanto a este processo em suas propriedades. “A silagem é a reserva estratégica alimentar para os bovinos que traz melhor custo benefício, e a gente viu que a entressafra, que é o período quando falta o pasto, é o momento mais crítico para o produtor, no qual a silagem é um recurso que o ajudará a passar esse momento de escassez de água, porque ele se prepara desde agora. Além de aprender tecnicamente como fazer o certo neste curso, os produtores já estão se articulando. Eles precisam de uma estrutura mínima, então um tem o trator, outro a ensiladeira, um ajuda o outro, é um processo colaborativo”, destacou a secretária.

As aulas teóricas do curso de Produção de Silagem ocorreram na sede da SEAGRI e as práticas na localidade de Ponte de Terra. Para o participante, Paulo dos Santos Souza, do Assentamento Vitória, o curso influenciará positivamente nas suas práticas a partir de agora. “Muitas vezes temos matérias na nossa propriedade, que são de fácil manejo e que não são aproveitadas pela falta de conhecimento. Pode ser que essas matérias trariam uma economia maior para nós e proporcionaria uma quantidade maior de alimento para nossos animais”, relatou o produtor rural.

O agrônomo do SENAR, Osmar Carmo ministrou o curso e destacou sobre a conservação da forrageira e métodos e técnicas da silagem. “A prática da forrageira é interessante porque permite o cultivo, processamento e armazenamento para ter material para servir o animal no período da seca. A silagem é um processo fermentativo, e os participantes aprenderam sobre os cuidados a serem tomados, e principalmente como fazer para diminuir as perdas. Aqui no município tem muita silagem de cana. É preciso conhecer quanto o animal come por dia, saber a quantidade de animais que tem e quanto tem de material para fazer o planejamento correto que é muito importante”, explicou o agrônomo.

Em Roda Velha, os participantes do curso de Cozinha Industrial, tiveram aulas práticas na cozinha da Fazenda Videira. “Aprendemos como congelar e descongelar os alimentos corretamente. A importância de manipular os alimentos de maneira segura, com higiene na cozinha. Esperamos que venham outros cursos para a comunidade”, destacou a participante Rosalva. Para o mês de agosto, a SEAGRI ofertará os cursos de Horticultura Orgânica e Agente Inseminador.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Arquivo SEAGRI