Novos conselheiros tutelares recebem capacitação

01

A Secretaria de Assistência Social de São Desidério, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA,  realiza desde terça-feira, 12, com término sexta-feira, 15, o curso de capacitação dos novos conselheiros tutelares. A capacitação acontece no auditório da prefeitura, das 08 às 18 horas, e é dividida em quatro módulos, com carga horária de 32 horas.

O principal objetivo do curso é proporcionar uma formação teórica e metodológica inovadora, tendo como base o marco regulatório que trata dos direitos da criança e do adolescente, e dos direitos humanos, instrumentalizando os conselheiros tutelares para uma atuação com competência e compromisso.

02

Os profissionais designados para ministrar as palestras possuem formações especificas em serviço social e psicologia, com especialização nas áreas de Direitos Humanos, Legislação, Gestão de Pessoas, Inovação, Sustentabilidade e Políticas Públicas.

03

No primeiro dia, a psicóloga Marianna Nereu Anselmo, abordou a temática – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Os Direitos da Criança e Adolescente. A assistente social, especialista em Programação Neurolinguística, Mahely dos Santos Novaes, ministrou o segundo módulo com o tema – Redação Oficial e Arquivamento. “Qualquer ação do Conselho Tutelar ou órgão da administração pública precisa ser realizada via documento, e para isso existem regras básicas a ser seguidas,  esse módulo contempla essas regras que os conselheiros irão seguir, para poder construir uma redação oficial com excelência e qualidade. Percebo boa interação e assimilação de todos. O município está de parabéns, tem profissionais bem capacitados, estruturas físicas e condições de realizar um bom trabalho, asseguro que estou saindo daqui hoje realizada”, afirma.

04

Os módulos III o IV abordam as temáticas – Sistema de Garantia de Direitos e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, ambos ministrados pela assistente social, especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, Mineudes Silva Evangelista.

Para o conselheiro tutelar Alan Soares, o curso consiste em contribuir para o aperfeiçoamento de uma boa comunicação entre os conselheiros e a sociedade. “Passamos por um longo processo seletivo, e esta capacitação vem para nos aprimorar, nos especializar na questão dos atendimentos e da nossa abordagem às crianças, pais, professores, educadores e toda a sociedade”, disse.

05

Entre outras ações, a aplicabilidade do curso busca esclarecer as competências dos conselheiros tutelares no cumprimento do ECA e instrumentalizá-los para o atendimento às vítimas de violência dos direito humanos.

Texto e fotos: Ascom/SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo