Organização da IV Mostra de Teatro do Velho Chico comemora sucesso em São Desidério e agradece a prefeitura pelo apoio

Cinco dias e uma maratona de espetáculos teatrais prestigiados por um grande público. A IV Mostra de Teatro do Velho Chico, realizada desde a última sexta-feira 23, até a noite de ontem, 27, vai deixar saudade em São Desidério. Com o apoio cultural da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) e de Educação (SEDUC), a mostra foi realizada pela Rede Teatro do Velho Chico, o Grupo de Teatro Trakinus, a Cia de Teatro Mistura e Cia Teatrando.

Foram 18 espetáculos encenados por 17 grupos de teatro de cidades da região Oeste e Sudoeste da Bahia, cerca de 120 pessoas entre elenco e organização do projeto. “O público de São Desidério nos surpreendeu e demonstrou que estavam comparecendo e gostando dos espetáculos. Mesmo em dias que não havia aula nas escolas, tivemos boa participação. Na segunda foi recorde de público e contamos com a participação de estudantes que se deslocaram de Pontezinha, a cerca de 100 km para assistir o espetáculo. Além de pessoas de outras cidades, como Barreiras que também prestigiaram”, destacou a coordenadora da Cia Trakinus e uma das organizadoras do evento, Daniela Pereira.

Para o coordenador geral da mostra, Gilberto Morais, o evento superou as expectativas da organização. “O apoio da Prefeitura foi fundamental e conseguimos ter um bom retorno do público. Os espaços onde os espetáculos eram realizados atenderam bem a proposta que era de transformá-los em locais cênicos, e por serem próximos um do outro, facilitou em questão de logística. Agradecemos ao público que compareceu, a todos que se empenharam na organização, grupos de teatro, empresários, colaboradores e a Prefeitura de São Desidério”.

Na tarde de terça-feira, 27, o público infantil prestigiou na Biblioteca Municipal, a peça “Se correr o bicho pega” apresentado pelos atores da Cia. Trakinus. À noite, por volta das 19 horas, no bairro Alto Cristo foi encenado “A Carranca” pela Cia. Mistura de Ibotirama, e às 20h30min “Princípio meio sem fim” pela Cia Teatrando no Centro Cultural. Para encerrar as apresentações da última noite, a peça “As bondosas” pela Cia. Teatrando, arrancou risos do público.

“Gosto de teatro, acho incrível a capacidade dos atores de interpretar e de despertar sentimentos variados na plateia. Achei esse projeto da Amostra Teatral muito interessante para o município porque incentiva a população para a valorização da cultura do teatro e promove a socialização entre os participantes dos grupos teatrais e o público também. Assisti o maior número de peças que pude e gostei muito”, avaliou a espectadora, Mikaela Souza.

Ao final do evento, os atores da Cia Trakinus e demais artistas presentes subiram ao palco para agradecer ao público e os representantes da comissão organizadora anunciaram Igaporã, a cidade que sediará a V Mostra de Teatro Velho Chico em 2019.

Texto: Ana Lúcia Souza

Fotos: Ana Lúcia Souza/Jackeline Bispo