Palestras, oficinas técnicas e programação cultural marcaram o primeiro dia da VII Feira da Agricultura Familiar

DSC_5002

Um grande número de pessoas entre estudantes, autoridades políticas e produtores da agricultura familiar compareceram ao Coliseu da Paz nesta quinta-feira, 13 para prestigiarem o primeiro dia da Feira da Agricultura Familiar e assistirem às palestras e oficinas técnicas voltadas à produção agrícola.

DSC_5033

Durante os três dias de evento, serão 11 palestras e quatro oficinas tecnológicas de produção direcionadas á melhoria da qualidade de vida, produção e produtividade na agricultura familiar e na piscicultura. Somente no primeiro dia, foram três palestras sobre os mais variados assuntos do segmento.

DSC_5034

A primeira, ministrada pela técnica social do Núcleo de Vistoria da Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, Lílian Martins e pelo superintendente do INCRA/Bahia, Bartolomeu Santos, que tratou sobre Reforma Agrária, Credito Fundiário e Plano Nacional de Crédito Fundiário – PNCF. Bartolomeu explanou acerca da documentação, cadastro e legitimação dos assentamentos.

DSC_4986

“O Crédito Fundiário é um programa do Governo Federal que possibilita o acesso da terra a trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra ou com pouca terra, por meio de crédito para aquisição de imóveis rurais e investimento em infraestrutura. É uma ação complementar à Reforma Agrária, uma vez que financia a aquisição de imóveis que não podem ser desapropriados”, explicou Lílian.

DSC_4997

Logo em seguida os participantes assistiram à palestra com a temática: Bovinocultura Leiteira/Pastagem, intitulada de Produção de leite em sistemas de pastagens, foi ministrada pelo doutor em Zootecnia e professor da UNEB, Alexandro Pereira Andrade que abordou acerca das estatísticas de produção e consumo, previsão de crescimento da demanda e oferta de leite no mundo, os números da pecuária leiteira, melhoramento genético, alimentação e manejo do gado leiteiro e a implantação e manejo das pastagens.

DSC_5043

A última palestra do dia ficou por conta do engenheiro agrônomo da EBDA, Paulo Baqueiro, que falou sobre a Mandiocultura/ Técnicas de Cultivo, a produção da mandioca no Brasil, o clima, solo, o preparo do solo, calagem e adubação, os nutrientes, cultivares, escolha das manivas, plantio, tratos culturais, uso da manipueira e colheita. “Os assuntos abordados nestas palestras são muito enriquecedoras, a gente conhece algumas técnicas para melhorar o plantio e aumentar a produção, esta feira é uma grande aliada para nós pequenos produtores”, disse o agricultor familiar, Emílio José.

DSC_5021

Para fechar a programação do primeiro dia de feira, a organização realizou o sorteio de alguns brindes aos participantes, além da noite cultural, com a apresentação de capoeira e maculelê e os shows musicais com os artistas locais e regionais, Alcenor Ramos, Maura e Banda e Juninho e Cia.

DSC_5025

• Texto: Adinete Batista