Participação popular marca audiência pública para elaboração do PPA de São Desidério

Para a administração pública de São Desidério, o Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento que só será elaborado e efetivado através do diálogo e debate entre a população e poder público. Desta forma, foi realizada na noite de ontem, 08, uma audiência pública para apresentar algumas propostas já elaboradas e ouvir as demandas da comunidade que serão inclusas ao PPA em construção.

“É a primeira vez que participo, antes a gente nem ficava sabendo dessas audiências, desta vez, houve uma grande divulgação principalmente nas redes sociais, é muito importante nossa participação, porque precisamos de boas propostas para todo o município”, comenta a moradora Maria Aparecida Silva.

O Plano será enviado à Câmara de Vereadores até o fim do mês, nele está contido o planejamento das ações governamentais do poder executivo de caráter estratégico e político, exigido constitucionalmente. “A viabilidade do PPA aumenta quando elaborado por aqueles que se interessam pela mudança proposta e de quem ele depende quando realizado de modo participativo”, frisa o especialista em planejamento e gestão pública, Maglon Ribeiro que conduziu a audiência.

Além da audiência pública na sede, foram realizadas anteriormente outras reuniões em algumas comunidades rurais e um workshop com equipes de governo que discutiram prioridades e também apresentaram propostas. “Juntos somos mais fortes, por isso buscamos concretizar essa aproximação com a sociedade para que contribuam com suas opiniões”, confirmou o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Joacy Ferreira.

Muitas pessoas fizeram colocações, críticas e sugestões durante o evento, todas foram registradas em ata e vão compor o PPA. O prefeito Zé Carlos também apresentou dados e ações já realizadas nesta gestão e firmou o compromisso de mostrar, ao fim do mandato, as metas alcançadas no PPA.

“A população conhece a realidade de cada lugar, então é fundamental receber essas ideias, temos muitas prioridades e estamos trabalhando para atender essas demandas, nosso dever é cuidar das necessidades do povo, seja na sede ou na zona rural, e ao final do meu mandato estaremos aqui novamente para mostrar o que foi feito, pois vamos trabalhar para atingir as metas do PPA”, afirmou o gestor.

Texto e foto: Jackeline Bispo

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo