População de São Desidério prestigia documentário sobre Patrimônio Arqueológico do município

Na noite de ontem, 17, dezenas de pessoas prestigiaram a exibição do documentário ‘O Lugar Antes de Mim’ idealizado pela produtora cultural, Karla Nascimento. O documentário é dividido em vários episódios, o primeiro retrata o Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes localizado em São Desidério. “Este trabalho é uma série televisiva documental que propõe a difusão e valorização do patrimônio material, em especial os sítios arqueológicos, por meio dos recursos audiovisuais”, explica Karla.

As gravações foram realizadas em abril do ano passado, o resultado do trabalho torna-se um registro da história do município e uma valiosa fonte de pesquisa. “Nossa história é muito antiga, aqui em São Desidério temos esses registros que nossos antepassados deixaram gravados nas pedras, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) está sempre disponível para apoiar trabalhos e estudos tão importantes”, assegura o secretário da SEMATUR, Joacy Carvalho.

Com cerca de 50 minutos o curta-metragem mostra que o sítio Gruta das Pedras Brilhantes apresenta um abrigo de calcário ricamente decorado com grafismos rupestres, tornando-se um exemplo de um local com dinâmica sedimentar estável e maior potencial para a conservação horizontal dos vestígios.

O documentário foi realizado por meio da aprovação em um dos editais da Secretaria de Cultura Estadual. “A proposta é fazer circular registros sobre povos que habitavam os mesmos lugares que nós, em tempos remotos, mostrar que outras civilizações habitavam este espaço e recuperar aspectos de seu cotidiano, a partir da análise de rastros arqueológicos”, finaliza a produtora Karla.

Além do Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes, foram feitas gravações no Paredão Deus me Livre, na gruta da Beleza, no Morro dos Tapuias e no povoado de Derocal. O município possui vários sítios arqueológicos, rios perenes e grutas. A atual gestão tem intensificado o apoio aos pesquisadores e está reestruturando o departamento de turismo para alavancar o setor e atrair mais investimentos.

Texto e Fotos: Jackeline Bispo

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo