Prefeito Demir Barbosa continua com a parceria no tratamento da obesidade mórbida

DSC_4360

O prefeito de São Desidério, Demir Barbosa reuniu-se com a vereadora de Barreiras, Marileide Carvalho e algumas pessoas portadoras de obesidade mórbida nesta terça-feira, 18 para reforçar a parceria que vem realizando o sonho de muitas pessoas que sofrem com a enfermidade. A parceria já beneficiou nove pacientes com a cirurgia bariátrica e outros dez estão iniciando o tratamento.

DSC_4400

Na primeira etapa, que aconteceu em meados deste ano, nove pessoas passaram pela cirurgia bariátrica e já estão perdendo peso, como é o caso da servidora pública, Olivia Sampaio que pesava 143 quilos quando passou pelo processo cirúrgico. “Eu fiz a cirurgia em 22 de agosto, já perdi 25 quilos, e ganhei qualidade de vida e autoestima”, disse.

DSC_4354

Mais dez pessoas portadoras da doença passarão pelo tratamento nesta segunda etapa, onde já fizeram as consultas e exames laboratoriais com especialistas no setor de cirurgia bariátrica do Hospital da Bahia na capital baiana, Salvador, restando agora eles perderem peso para a realização do procedimento cirúrgico no início do próximo ano.

DSC_4428

Seu Sebastião de Souza, é morador de Barreiras, atualmente pesa 210 quilos e há 30 anos convive com a doença. “Eu na verdade não vivo, vegeto, por que quem sofre com esta doença tem muitas limitações, eu não consigo andar direito, além de tudo a doença compromete minha respiração e acarreta outras doenças, como diabetes e hipertensão, mas graças a Deus depois de muitas lutas e de tantas portas se fecharem surge uma luz no fim do túnel”, desabafou.

DSC_4424

DSC_4420

Para o prefeito Demir Barbosa tratar deste problema não se resume apenas às questões de estética e sim de saúde pública. “Essa doença pode ser a mola propulsora para o desenvolvimento de várias outras doenças e distúrbios de alto risco à saúde, como, por exemplo, a diabetes, a hipertensão arterial, complicações cardíacas e problemas nas articulações e, o tratamento por meio da cirurgia bariátrica é um procedimento de custo alto e nem todas as pessoas podem pagar, por isso, nós não podemos nos ausentar deste problema. Vamos buscar outras alternativas, vou lutar junto ao governo do estado da Bahia para criarmos um convênio para tratarmos deste grave problema e melhorar a qualidade de vida destas pessoas que sofrem com a enfermidade”, destacou.

DSC_4427

DSC_4416

Segundo a vereadora Marileide Carvalho, o apoio do prefeito Demir Barbosa é essencial neste tratamento. Agradeço muito ao prefeito que se comoveu com este apelo e não mediu esforços em nos ajudar nesta causa, por que se não fosse esta parceria nada seria possível, já realizamos o sonho de nove pacientes e até março vamos resolver o problema de 25 pessoas”, concluiu.

DSC_4406

DSC_4402

Complicações para a saúde física e psicológica – A obesidade mórbida é uma doença grave, qualificada como uma doença crônica multifatorial, ou seja, dura por longos períodos e está relacionada a vários fatores, tais como predisposição genética, desordens glandulares ou gastrintestinais, alterações nervosas e psicológicas, erros alimentares (comer em excesso, consumo elevado de açúcares e gorduras, mastigação rápida) e falta de exercícios físicos. Em mulheres, o período pós-parto e a menopausa contribuem para a retenção de gordura no organismo e podem levar à obesidade.

DSC_4393

Alguns obesos mórbidos estão rotineiramente sujeitos a serem portadores de hipertensão arterial, diabetes, dificuldade de mobilidade e outros problemas que afetam o psicológico, como sofrer discriminação, ter dificuldade para encontrar roupas com tamanho apropriado, dificuldades para realizar atividades básicas, como, sentar numa cadeira, passar em roletas de ônibus, amarrar os cadarços dos sapatos, fazer a própria higiene pessoal, o que causa constrangimento. Além da sensação de fadiga constante, pouca resistência física, fôlego curto e outras limitações.

DSC_4384

Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo