Prefeito Demir Barbosa participa de ato realizado pela UMOB referente a crise financeira

DSC_0017

A União dos Municípios do Oeste da Bahia-UMOB, reuniu em sua sede na Praça Landulfo Alves em Barreiras, na segunda-feira, 16, prefeitos e representantes políticos de 18 municípios do oeste baiano, incluindo representantes que compõem a Associação dos Municípios do Médio São Francisco – AMORVALE, secretários municipais, vereadores, autoridades diversas e a imprensa regional para um café da manhã, seguido de um caloroso debate sobre a divisão tributária e a crise financeira que atinge os municípios.

DSC_0058

De acordo com a UMOB, o movimento é para chamar a atenção da sociedade sobre a crise financeira enfrentada pelas prefeituras.  Os prefeitos também querem a regularização dos repasses da saúde e da educação e o consequente fechamento das contas. O movimento de protestos se caracteriza ainda pelo fechamento das 15 prefeituras que compõem a UMOB entre os dias 16 a 20 deste mês. No encontro foi demostrado que hoje apenas 15% do montante dos recursos arrecadados com os impostos retornam para os municípios. A união fica com a maior fatia, 60%, enquanto os Estados recebem 25%.

DSC_0016

O presidente da UMOB, Marcelo Mariani falou sobre o cenário atual vivido pelos municípios. “Os municípios já vinham enfrentando problemas seríssimos há muitos anos e nos últimos oito anos se agravaram muito mais, não temos aqui uma luta corporativa, essa luta não é somente nossa, mas é também de toda a população do oeste baiano, por isso lutamos por mais qualidade de vida”, assegura Mariani.

DSC_0044

Segundo o prefeito de São Desidério e vice-presidente da UMOB, Demir Barbosa, a crise financeira instalada no país, não atingiu São Desidério tão forte como aos outros municípios. “São Desidério vai dar total apoio a este movimento que é de grande importância para todos os municípios atingidos pela crise financeira. Hoje São Desidério ainda consegue atender as reais necessidades reivindicadas pelo nosso povo e lutamos sempre para atender cada vez melhor”, afirma.

DSC_0102

Após o encontro, os participantes seguiram em passeata até a Praça Castro Alves (Jardim das Corujas), onde paralisou o transito por 20 minutos na Avenida Benedita Silveira e realizou um manifesto com discursos de ordem expondo a situação vivida pelas prefeituras.

DSC_0239

“Viemos aqui dar este grito de desespero e socorro para que o governo se sensibilize e entenda que a gente fica impotente diante da escassez de recursos e do atraso das parcelas que são de obrigações dos governos estadual e federal, portanto temos que partir para este ato extremo para demonstrar a nossa indignação”, disse o prefeito de município de Buritirama, Arival Viana.

DSC_0192

A prefeitura de São Desidério funcionou nesta segunda-feira, 16,  apenas com serviços interno, se solidarizando com as demais prefeituras que fazem parte da UMOB, e a partir de terça-feira, 17, o atendimento ao público será normal.

DSC_0278

• Texto: Ascom/SD