Prefeito se reúne com autoridades policiais para esclarecimentos sobre aumento da criminalidade

foto1

Preocupado com os índices de violência dos últimos dias em São Desidério, o prefeito Demir Barbosa se reuniu na tarde desta segunda-feira, 11 com representantes da Polícia Militar do município para tratar da segurança pública. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença dos secretários de governo, vereadores, imprensa regional, subcomandante da Polícia Militar, tenente Arlindo e o tenente Antunes, Sindicato dos Servidores de São Desidério – SINDESESD, APLB Sindicato dos Professores, Conselho Municipal de Educação e sociedade em geral.

foto2

Apesar da segurança pública ser um dever do Estado, o prefeito esclareceu aos presentes sobre os investimentos que o município realiza para a efetividade da segurança, a exemplo da manutenção da delegacia e viaturas, combustível, alimentação, e doação de uma viatura, além de cobrar constantemente junto ao Governo do Estado mais medidas de segurança, como o aumento do efetivo de homens da Polícia Militar, construção de uma delegacia e mais viaturas.

foto3

“Já protocolei vários ofícios cobrando mais medidas de segurança à governadoria e não obtivemos respostas alguma. O município não é omisso às questões de segurança, se for preciso compraremos mais viaturas, mas em relação ao aumento do efetivo, não nos compete, só que não vou descansar até marcar uma audiência com o governador e cobrar mais segurança para São Desidério, uma vez que este município é extenso e o efetivo que temos não cobre nem a sede, imagina os 130 povoados e os dois distritos”, enfatizou o prefeito, Demir Barbosa.

foto4

O subcomandante e tenente, Arlindo falou acerca das medidas que cabe à Polícia Militar diante os fatos. “A PM só prende o indivíduo mediante flagrante e com mandado de um juiz, por isto a necessidade de denúncias, mas quero reforçar que a Polícia Militar vem fazendo seu papel, pois no ano passado retiramos 20 armas de fogo na sede e zona rural de São Desidério. Quero destacar que a PM não combate a criminalidade sozinha, é preciso a união de todos, porém de início vamos reforçar as abordagens tanto de veículos quanto de pessoas e aumentar as rondas”, falou.

foto5

Durante a reunião algumas medidas foram citadas, a exemplo da criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública e a realização de uma audiência com toda sociedade, juiz, promotor, delegado e autoridades políticas, além de vídeo monitoramento, criação de uma guarda municipal, etc. Ao final do evento foi criada uma comissão que deverá se reunir com a promotoria para maiores esclarecimentos.

foto6

Texto: Adinete Batista