Prefeitura dá início ao projeto de requalificação, arborização e paisagismo em área de entorno a barragem

A Barragem foi construída no início na década de 60 na sede municipal de São Desidério, onde era muito visitada e se tornou um cartão postal da cidade. Mas com o passar dos tempos foi sendo esquecida. Nas últimas semanas, a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura iniciou um trabalho de limpeza, tanto na barragem quanto em todo o curso do rio, com a meta de levar os trabalhos até a Ponte do Val.

Após a retirada de todos os resíduos da água e da área do entorno, a Prefeitura iniciou nesta semana o Projeto de Arborização e Paisagismo no local que recebeu o plantio de gramas, plantas ornamentais e nativas do cerrado.

Segundo o prefeito Zé Carlos o objetivo deste trabalho é transformar este local em um parque, onde sirva de ponto de lazer e turismo para as pessoas. “Vamos implantar um projeto de arborização em toda a sede, com plantio de mudas nativas e com esta ação estaremos melhorando a estética da cidade e trazendo mais qualidade de vida para os moradores, uma vez que em uma cidade arborizada o clima é mais frio e agradável. Antes de assumir a prefeitura via esta barragem com lágrimas nos olhos com o descaso e abandono, e me sinto feliz em hoje poder requalificar e dar vida a este local que no passado já foi um cartão postal da nossa cidade”, destacou.

Para a dona de casa, Sirleide Oliveira, que sempre morou naquelas imediações o sentimento é de alegria em ver a barragem sendo revitalizada. “Me causava grande tristeza em ver um local que já foi tão bonito estar morrendo, abandonado, parecia que ninguém se importava com ela, e agora está muito bonito, limpo, no dia que vi as equipes realizando a limpeza meus olhos brilharam, se encheram de esperanças, e com estas plantas, e árvores sendo plantadas, está ficando espetacular. Estou gostando de ver o trabalho da prefeitura, cada dia mais deixando a nossa cidade mais bonita. Agora sim, tenho orgulho de dizer que moro em São Desidério”, falou.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Jackeline Bispo