Prefeitura de São Desidério adere ao Programa Garantia Safra

A prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) aderiu ao programa do Governo Federal, Garantia Safra para levar ao pequeno produtor rural a oportunidade de ter um seguro financeiro em casos de perda de safra. Para se cadastrar no programa é necessário que o interessado procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Desidério até o dia 20 de setembro. “O cadastro é feito pelo órgão representante da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) cadastrada junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no nosso caso o Sindicato, depois deste processo são feitas as homologações pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, no período de liberação do seguro a SEAGRI realiza a fiscalização para avaliar se foi perdido mais de 50% da safra”, explica a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.

No total 300 cotas foram solicitadas pela prefeitura. Alguns critérios são observados durante o cadastro, a exemplo da área plantada com as culturas de feijão, arroz, milho, mandioca e algodão, e da renda do pequeno produtor. Para obter mais informações os interessados podem procurar a equipe da SEAGRI. “Estamos disponíveis para orientá-los e ressaltamos o quanto é importante o pequeno produtor fazer seu seguro, pois terá a garantia de uma renda se por algum motivo perder 50% ou mais de sua safra”, alerta Patrícia ao informar que no município existem muitos registros de casos de perda por fatores climáticos.

O Garantia Safra é uma política do governo que disponibiliza renda mínima para agricultores familiares, em caso de perda de pelo menos 50% da produção, por motivo de seca ou de excesso de chuva. Os recursos do programa são oriundos das três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal e dos agricultores.

Texto: Jackeline Bispo