Prefeitura de São Desidério cadastra mais de 500 famílias nos programas de incentivo à agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) vem realizando várias atividades dos Programas Municipais Proleite e Prolavoura. Além da assistência técnica especializada ofertada, terá início o trabalho de preparação e correção do solo. Durante todo o mês de agosto 34 comunidades rurais foram visitadas e mais de 500 famílias cadastradas nesses programas. Seis rotas foram estabelecidas, a meta é fazer com que as ações atinjam o máximo de famílias que trabalham com a pequena produção agrícola e pequena criação de gado.

“As atividades do Prolavoura e Proleite vão auxiliar essas famílias porque oferecem várias ações como assistência técnica especializada, preparação e correção do solo com horas máquina, e toda assistência que o produtor/criador solicitar”, explica a secretária de Agricultura, Patrícia Rocha.

Ela informa ainda que a SEAGRI criou um Programa de Cadastro de Dados e Informações Técnicas que ajudará a equipe da secretaria a acompanhar o andamento dos trabalhos e o desenvolvimento dos cadastrados. “Esse sistema nos permite um acompanhamento e controle mais preciso das ações e das necessidades dos produtores/criadores”.

As famílias são inscritas num cadastro único, de acordo com a necessidade, são direcionados para um dos programas. Neste mês foi realizada a coleta do solo e enviado para análise, a partir dos resultados é feito o trabalho de correção e preparo do solo. Outras atividades com a parceria do SENAR e Sindicatos do setor são desenvolvidas constantemente, a exemplo de capacitações e cursos profissionalizantes na área.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Arquivo Secretaria