Prefeitura de São Desidério é contemplada com atividade de Assessoria à execução do PNAE

Começou nessa segunda 09 e segue até a quinta 12, um encontro de Assessoria à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que contempla a Prefeitura de São Desidério. A assessoria é ministrada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O objetivo da assessoria é oferecer apoio técnico e operacional à entidade executora e demais atores envolvidos no programa. “É feito um contato entre FNDE e CECANE para a realização desta atividade de assessoria que está relacionada à melhoria da execução do programa no município”, explicou a agente PNAE e monitora, Daniela Lessa.

A reunião inicial do evento, realizada no auditório da Escola Municipal Presidente Castelo Branco envolveu todos os atores sociais no processo de execução do PNAE, entre eles, as secretárias de Agricultura Patrícia Rocha, de Educação Iléia Almeida, participantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), nutricionistas e representantes de cooperativas e associações da Agricultura Familiar do município.

“Realizamos semana passada uma capacitação para educadoras alimentares que influenciará no melhor atendimento dos nossos alunos e agora esta assessoria também é recebida com muita alegria, pois é vista como um momento que irá colaborar com a proposta que a gestão está desenvolvendo”, afirmou a secretária da Educação, Iléia Almeida.

A programação concentra vários momentos, a exemplo de reunião com nutricionistas, formação específica com Conselho de Alimentação Escolar (CAE), encontro com participantes envolvidos na compra de produtos da Agricultura Familiar e visita às escolas.

“A Secretaria de Agricultura entra como entidade articuladora para a participação dos produtores da Agricultura Familiar nesse momento, uma vez que 30% dos produtos da merenda escolar são derivados da Agricultura Familiar”, destacou a secretária da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Patrícia Rocha.

Para o representante da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares (COOMAF), José de Jesus, “São Desidério é um dos municípios com o processo de PNAE mais bem organizado e essa assessoria é muito importante porque envolvem muitos profissionais que irão contribuir para que o PNAE continue funcionando da melhor forma”.

Texto e foto: Ana Lúcia Souza