Prefeitura de São Desidério entrega duas praças no povoado de Morrão

A noite de sábado, 18 foi marcada por muita festa e alegria na entrega das duas praças públicas na comunidade de Morrão. As obras foram realizadas pela prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos.

Morrão é uma localidade abençoada pela natureza. Banhada pelo Rio Grande dispõe de importantes pontos turísticos que aos finais de semana recebem centenas de visitantes. Valorizar a estética do ambiente, organizar espaços de lazer e levar mais conforto e bem estar à população local e aos visitantes foi a meta do projeto paisagístico e estrutural das praças construídas.
“Morrão é um ponto turístico e histórico do nosso município, essa área ao redor da Igreja valoriza ainda mais as tradições religiosas local e traz mais segurança aos moradores que ao final do dia gostam de se reunir na praça para conversar e se distrair”, disse o prefeito Zé Carlos.

Mas quem comemora também são as crianças da comunidade, quem explica é o estudante Leôncio Oliveira de 10 anos. “Isso aqui era um lugar cheio de mato e muito escuro, agora olha a diferença, tem lugar plano para jogar bola, é bem claro à noite, então a gente pode brincar até mais tarde e eu gostei muito dessas cores também, porque aqui é um lugar de felicidade”, afirmou o garoto.

A praça da igreja recebeu o nome de Lucas Gomes Jardim, morador antigo da localidade que na época doou o espaço para construção da igreja. Dividida em três níveis por conta do declive do terreno, a praça conta com projeto de jardinagem, escadas e rampas com corrimão metálico, bancos e lixeiras.

“Agora eu tenho mais orgulho de ter nascido e de viver aqui, nosso lugar tá muito lindo, e a gente ver que está valorizando mais a cada dia, porque além dessas obras, ainda tem melhorias na estrada para os pontos turísticos daqui, a limpeza e iluminação de todo o povoado melhorou, a gente fica muito feliz”, afirma o aposentado José Alves.

A praça do balneário foi denominada Francisco José Pereira em homenagem a outro morador muito respeitado na comunidade. “A gente se sente muito contente com essas homenagens, pois são pessoas que fazem parte da nossa história e deixaram um legado importante para as gerações futuras”, disse a moradora Terezinha Reis. A praça contempla bancos ao redor das árvores, plantas ornamentais, sendo dois espaços separados por uma rua em bloquete que dá acesso a um balneário particular. Escadas e rampa também foram construídas para facilitar o acesso ás margens do rio.

“Nos projetos destas praças pensamos em facilitar o acesso ao rio e à Igreja, pois a comunidade recebe muitas pessoas, desta forma atendemos aos portadores de necessidades especiais que moram ou visitam o local”, assegura o secretário da SEINFRA, Jammys Alex.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Ascom