Prefeitura de São Desidério inicia Projeto de Arborização Urbana

A prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) em parceria com a Brigada Municipal de Combate aos Incêndios Florestais iniciou na manhã dessa terça-feira, 08, o projeto de Arborização Urbana, que tem como objetivo ampliar as áreas verdes do município proporcionando mais qualidade de vida à população. Essa ação já foi iniciada na Avenida Goiás e estenderá por toda sede e localidades do município.

“A ideia da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo é propor uma legislação específica para arborização urbana onde sejam elencados dentre outras espécies que podem ser plantadas sendo preferencialmente as nativas do cerrado. A princípio será replantado onde foram retirados as árvores chamadas, popularmente de ‘neen’, que estavam danificando as calçadas e calçamento das ruas”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Turismo, João Antônio Linhares.

Para o biólogo e assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Vinicius Rocha “O projeto de arborização visa também expandir maiores áreas de infiltração das águas pluviais até os reservatórios subterrâneos, além de deixar o município esteticamente mais bonito e organizado” disse.

A equipe do Meio Ambiente já começou plantar algumas mudas de plantas nativas e adaptadas a exemplo de Quaresmeira do cerrado, Chuva de Ouro, Primavera, Ipê de Jardim, Aroeira Pimenta Rosa, Pata de Vaca, Ipê, Jacarandá Mimoso ou Caroba e dentre outras.

Texto e fotos: Diego Souza