Prefeitura de São Desidério inicia serviços de drenagem e pavimentação na Rua 22 de Fevereiro, a primeira e histórica rua da cidade

O trabalho de infraestrutura das vias públicas de São Desidério segue firme e avança por ruas, avenidas da sede e também na zona rural do município. Só nos últimos meses, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SEINFRA), já entregou várias obras para população.

E um aspecto que preocupa o gestor municipal, são os sistemas de drenagem para escoamento das águas pluviais. Por falta de infraestrutura, os moradores da Rua 22 de Fevereiro sempre sofreram com alagamentos de suas casas no período de chuvas fortes. Para sanar o problema a Prefeitura iniciou os serviços de implantação de sistemas de drenagem da rua, onde está sendo construído uma rede coletora de águas pluviais DN- 1000mm, com comprimento de 300m, desde o início da rua, próximo à estação de tratamento da Embasa até o canal de drenagem que fica em frente ao PSF Otacílio Jesuíno de Oliveira.

A estrutura do Sistema de Drenagem será composta por guias ou meio fios, sarjeta, bocas de lobo, cinco caixas coletoras de água pluvial, três poços de vista, uma vala de captação principal e galerias. Além do Sistema de drenagem, será feita contenção em alvenaria de pedra na travessa da Rua 22 de Fevereiro, para proteção das casas, além de pavimentação em bloquetes, com meio-fio e passeio.

Os moradores relatam os transtornos causados pela chuva há décadas e aprovam o início dos serviços. “Quando chovia alagava nossas casas, ficava só a lama depois. Hoje, com a construção desse sistema de drenagem temos certeza que todos os problemas serão sanados. A prefeitura está de parabéns”, disse a moradora Aline Ferreira.

O prefeito Zé Carlos, afirma que o trabalho unificado entre as secretarias tem trazido muitos avanços para a cidade, por isso ações como estas deverão se estender por todo o município para evitar transtornos à população. “Apesar das grandes demandas encontradas no município, estamos trabalhando muito para sanar problemas na infraestrutura urbana e da zona rural, melhorando e promovendo benefícios para os moradores”, conta o prefeito.

Texto e fotos: Diego Souza