Prefeitura de São Desidério intensifica ações de combate a Dengue

Com o começo das chuvas, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam. A Prefeitura de São Desidério, por meio dos esforços das equipes do Departamento de Vigilância em Saúde e através do Programa de Combate a Dengue, está intensificando uma campanha de utilidade pública para orientar a população do município.

Na sede e outras localidades do município, durante essa semana, agentes de combate às endemias intensificam o trabalho de visitas domiciliares e a pontos estratégicos, panfletagem e realização de trabalhos educacionais nas unidades de saúde. O intuito é alertar a população para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzenir Alves, alerta a população. “Nesse tempo chuvoso as ações devem ser redobradas. Todos devem se mobilizar para eliminar os focos, tomando algumas medidas simples como: manter as caixas de água tampadas, cuidados diários com calhas de chuva, ralos externos, vasilhas de animais, bandejas de ar-condicionado e de geladeiras, vasos sanitários desativados ou pouco usados, tampas de garrafas, vasos de plantas, dentre outros. Não deixem água acumulada”.

O coordenador do Controle de Doenças Endêmicas, Alessandro Conceição, destaca que São Desidério é um município endêmico para as três arboviroses que o mosquito transmite (dengue, zika e chikungunya). “Peço a população para que dedique cerca de 10 minutos do seu tempo a cada três dias para fazer uma inspeção em seu domicílio, tendo em vista que é nele que o perigo acontece”, reforçou.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Arquivo Vigilância em Saúde