Prefeitura de São Desidério intensifica campanha de vacinação no município

Na manhã de sábado 12, Joelma Pereira de Souza levou a filha Thailla de Souza, de 01 ano e cinco meses, ao Posto de Saúde da Família Antônio Pereira da Rocha, para vacinar contra a gripe. Joelma é uma das pessoas que compareceram ao PSF para participar do Dia “D” da Campanha Nacional da Vacinação contra a Influenza, organizado no município pela Prefeitura de São Desidério por meio das equipes de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SESASD).

“É importante estar com a vacinação em dias, por isso aproveitei e trouxe minha filha logo hoje”, destacou Joelma. Da mesma opinião partilha seu Adalto Alves da Silva, 63. “Desde os 60 anos tomo essa vacina, e é importante porque previne doenças”.

A atual gestão tem intensificado as ações de Atenção Básica, para a realização das campanhas de vacinação e segundo a coordenação da Atenção Básica, está sendo realizada uma mobilização intensa por parte da equipe, com o intuito de fazer a cobertura vacinal de todo o município. Na sede, os locais de vacinação aconteceram nos PSF’s Antônio Pereira da Rocha e Otacílio Jesuíno de Oliveira, e na zona rural, foi realizada no povoado de Campo Grande e nos PSF’s dos distritos de Sítio Grande e de Roda Velha.

“Neste sábado aqui no PSF Antônio Pereira o trabalho da Campanha de Vacinação envolveu três técnicos de enfermagem, enfermeira, além de agentes de saúde com o trabalho de sensibilização na rua. Quem não compareceu neste sábado deve procurar um PSF até o fim deste mês. É importante levar o cartão de vacina”, complementa a enfermeira do PSF Antônio Pereira, Eliseth Barbosa.

Quem deve tomar a vacina – A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 1º de junho. Devem vacinar crianças maiores de 06 meses e menores de 05 anos, idosos, gestantes, mulheres que tiveram bebê até 45 dias, profissionais da saúde, professores ativos e doentes crônicos que apresentem relatório médico. A meta do município é imunizar 90% da população, seguindo a meta nacional, de acordo a coordenação de Atenção Básica.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza