Prefeitura de São Desidério oferece exame oftalmológico às crianças atendidas no Programa Saúde na Escola

Em comemoração ao Dia da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, a Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESASD) realizou a 1ª etapa de atendimento oftalmológico às crianças com alteração da acuidade visual diagnosticadas durante o Programa Saúde na Escola (PSE).

O Saúde na Escola, é um programa do Governo Federal e desenvolvido em São Desidério por equipes da Atenção Básica da Secretaria de Saúde e em parceria com o Programa Despertar da Secretaria de Educação (SEDUC). As equipes visitam as escolas onde são realizadas palestras com psicólogo, fonoaudiólogo, atualização do cartão de vacinação, entre outras ações, a exemplo do teste de acuidade visual.

“À medida que as crianças apresentam alguma alteração no teste de acuidade visual, elas serão encaminhadas para consulta oftalmológica aqui na sede, no Centro de Saúde. Hoje foram mais de 20 crianças atendidas”, explica a colaboradora do exame de acuidade visual do PSE, Luzia Alves.

Cíntia dos Anjos, estuda o 7º ano na Escola Municipal Henrique Vieira de Barros, da comunidade de Almas. Ela é uma das crianças que se deslocou à sede para o exame oftalmológico. “Na escola tenho que sentar mais perto do quadro, pois as vistas escurecem e sinto muito desconforto. Estou feliz, pois a partir desse exame vou saber se vou precisar usar óculos”.

A mãe de Cíntia, Terezinha Nogueira comemora a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Muito bom porque a partir desse teste que foi feito ainda na escola foi detectado que ela precisava fazer exame de vista. E hoje, vim acompanhar minha filha no atendimento. Só o fato de não pagar pela consulta já ajuda muito, pois não teria como pagar. Está de parabéns a Prefeitura pela iniciativa”, relatou.

Texto e foto: Ana Lúcia Souza