Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura lança Projeto Amigo do Agro

A prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) realiza vários trabalhos de fomento à agricultura familiar. Agora, para incentivar a comercialização dos produtos do pequeno agricultor, uma exposição na feira livre comemorou o Dia do Agricultor, 28 de julho e marcou o lançamento do Projeto Amigo do Agro. “Por meio de um pré-cadastro dos interessados em participar do projeto, criaremos uma rede solidária da agricultura familiar com um banco de dados dos produtores rurais que serão os fornecedores e dos comerciantes que serão os compradores”, explica a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.

Os comerciantes terão em seus estabelecimentos um selo onde consta que participam do projeto, desta forma o consumidor poderá identificar quais os comércios que contribuem com a pequena produção agrícola do município. A diretora de agropecuária da SEAGRI, Isterffannye Oliveira, revela mais um benefício para o consumidor que optar pela compra de produtos da agricultura familiar. “As pessoas terão a garantia de um produto saudável vindo diretamente do campo e produzido com o acompanhamento da SEAGRI”, conclui.

Quem comemora a iniciativa são os pequenos produtores. “Trabalho com a produção de mel há 10 anos, estamos contentes e esperançosos com o projeto, pois agrega valor ao nosso produto e nos ajuda a fornecer com mais organização”, disse José Pereira. “Comecei a produzir mandioca em 1978, espero que com o projeto fique mais fácil repassar nossos produtos e melhorar também nossa renda”, anseia Avelino Moreira.

O projeto conta também com o apoio da Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA). Para se cadastrar o pequeno produtor ou o comerciante pode procurar a SEAGRI e receber as informações necessárias.

Texto e Fotos: Jackeline Bispo.