Prefeitura de São Desidério promove atividades de conscientização e alusão à Campanha Outubro Rosa

Com apenas um toque, é possível verificar que algo de errado existe ali, mas o autoexame de mama por si só não é suficiente para descobrir a neoplasia, a vilã que mais mata a população feminina. E, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce, com realização de orientações sobre o autoexame e distribuição de material informativo, a Secretaria Municipal de Saúde durante todo esse mês de outubro desenvolverá diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde da sede, distrito do Sitio Grande, Roda Velha e zona rural do município.

A iniciativa faz parte da Campanha Outubro Rosa. Outros exames também estão sendo realizados, a exemplo de coleta para Preventivo do Câncer de Colo de Útero, testes rápido de sífilis, hepatite e dentre outros exames. “Neste mês de outubro em que as atenções se voltam à Atenção da Saúde da Mulher, a Secretaria de Saúde de São Desiderio estará realizando palestras pertinentes à Prevenção de doenças invasivas ao cotidiano feminino. Estaremos realizando consultas com especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, o município dispõem também de especialista em Mastologia que é a especialidade médica que cuida da saúde das mamas, bem como agendando e realizando Ultrassonografias, exames preventivos e Mamografia para a população feminina da faixa etária preconizada para o atendimento”, disse o secretário Municipal de Saúde, Zé Barbosa.

“É importante destacar que o combate ao câncer de mama e ao câncer de útero não acontece somente durante a campanha Outubro Rosa, mas durante todo o ano. Então, nós estamos chamando a atenção primeiro para o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma, fazendo o toque mamário. Depois, caso note algo errado, que ela leve para uma enfermeira ou médico a situação, sem nenhum constrangimento”, pontuou a coordenadora da Atenção Básica do município, Tatiane Rodrigues.

No distrito de Roda Velha, na Unidade de Saúde Paulino Antônio do Carmo do os trabalhos de coleta para preventivo estarão funcionando também no período noturno para as mulheres que trabalham durante o dia e não dispõe de tempo para ir aos postos de saúde. A Unidade de Saúde Marcos Konischi na Roda Velha III também está desenvolvendo ações voltadas à saúde da mulher.

Na sede foram realizadas salas de espera e distribuição de material informativo e palestras em todos os postos de saúde. “O autoexame é um instrumento muito importante para o diagnóstico precoce desta doença e nós temos frisado muito, principalmente quando se tem histórico familiar envolvendo parente de primeiro grau. Quando a paciente verificar qualquer nódulo, ela deve fazer pelo menos uma ultrassom, um exame com um médico para tentar rastrear, porque apesar de saber que a maioria dos casos de câncer de mama tem maior incidência em mulheres a partir dos 40 anos, vai ter sempre aqueles casos que podem aparecer antes disso”, explica o médico mastologista, João Ricardo.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins e Arquivo/Secretaria de Saúde

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo