Prefeitura de São Desidério realiza 1º Festival da Juventude com centenas de participantes

“Cada um aqui tem sonhos, anseios, dúvidas e esperanças, cada um é especial e merece esse dia destinado a nós”, diz a jovem estudante Mariane Soares na abertura do 1º Festival da Juventude de São Desidério. A aluna ajudou a organização do evento na escolha do tema principal ‘Tempos Modernos’. O evento é uma promoção da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) em parceria com demais Secretarias de Governo.

A secretária da SAS, Vandreia Mendes lembra que a programação do festival foi pensada para oportunizar momentos de aprendizagem, debate, informação e diversão ao público jovem. “O jovem precisa ser protagonista de nossa história, para que esteja preparado para um futuro onde as oportunidades sejam aproveitadas positivamente, por isso a importância de criar ambientes de debate e conhecimento”, avalia.

Durante a abertura do evento, o coordenador Estadual de Políticas para Juventude, Jabes Soares lançou a parceria com o Governo Municipal para efetivação do ID Jovem, que visa à confecção de carteiras que possibilitam acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também à vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, destinado aos jovens de 15 a 29 anos de idade. Alguns jovens receberam a carteira no evento, outras dezenas foram confeccionadas no ônibus da ‘Estação Juventude’. “Eu nunca imaginei que nós teríamos um apoio tão grande como estamos recebendo hoje, estou muito feliz com essa carteira, farei bom uso”, alegra-se Luciana Conceição.

“É maravilhoso quando a gestão se propõe em realizar momentos como este destinado ao jovem, pois desconstrói a ideia de que a juventude é problemática, na verdade este momento dará nova cara para a discussão de políticas públicas no município, agradecemos a sensibilidade da gestão nesta parceria”, revela Jabes.

Todos os ambientes organizados para a programação do festival ficaram lotados. Os debates nas tendas contaram com a participação de dezenas de jovens e na oficina de Grafite, 30 pessoas receberam orientação teórica e puderam aplicar na prática o que foi aprendido. “Nos deram muitas orientações e dicas sobre pintura, tipos de letras e tintas, fiquei muito satisfeito com a oficina”, comenta Cleonildo Junior.

“O futuro se constrói hoje”, comemora o prefeito, Zé Carlos que participou de uma roda de conversa com os jovens. “Este é o momento para ouvir esses anseios e lutar para construir um município melhor, estamos nos esforçando para garantir condições mais justas e dignas para essa juventude que tem tantos planos, não podemos permitir que os caminhos tortuosos sejam mais atrativos, todo esforço em prol de boas oportunidades para os jovens será feito”, conclui. Após o bate-papo, um sarau animou os presentes na Lavanderia Cultural.

Texto e fotos: Jackeline Bispo