Prefeitura de São Desidério realiza atividades do Programa Saúde na Escola no distrito de Sítio Grande

Os alunos da Escola Municipal Pedro Ferreira dos Anjos, no distrito de Sítio Grande, receberam durante a quinta-feira 10, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), um programa do Governo Federal e desenvolvido em São Desidério pela Secretaria de Saúde (SESASD) por meio de equipes da Atenção Básica, e em parceria com o Programa Despertar da Secretaria de Educação (SEDUC).

Na abertura do encontro, foi feita a apresentação da equipe e os profissionais da saúde e a coordenadora do Programa Despertar, Sandreane Matos, realizaram um momento de orientação aos pais e comunidade escolar, acerca das atividades a serem desenvolvidas pelo programa. “É muito bom, tenho uma filha que estuda aqui e sei que é importante ela estar participando desses momentos porque aprende coisas noivas”, afirmou a mãe, Jussiara Barreto.

Nessa edição do programa, foi realizado teste de acuidade visual, análise das cadernetas de vacinas, escovação supervisionada com dentista e entrega de escovas, orientação sexual com psicóloga, projeção de vídeo e palestra sobre combate ao Aedes Aegypti com distribuição de cartilhas educativas.

A escola oferta Ensino Fundamental I, do 3º ao 5º ano. Para o estudante Jarlan Silva, 11, “este é um dia muito diferente e legal, e a partir da palestra sobre combate ao Aedes Aegypti vou poder alertar mais em casa também para ter mais cuidado e prevenir”, destacou o aluno do 5º ano.

Para a diretora da escola, Maria Luciana Pereira, “esses momentos são muito importantes porque é algo de novo para nossos alunos por se tratar de um aprofundamento em assuntos relacionados à prevenção e saúde, além de ser interessante esta parceria firmada entre Educação e Saúde”, explicou.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza