Prefeitura de São Desidério realiza aula inaugural do Pré-vestibular ‘Universidade Para Todos’

Por meio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com a Prefeitura de São Desidério através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), na noite de quarta-feira 18, estudantes selecionados e matriculados no cursinho pré-vestibular do Programa Universidade para Todos, participaram da aula inaugural realizada no auditório da Escola Municipal Presidente Castelo Branco.

O evento contou com a presença da secretária de Educação Iléia Almeida, do diretor da UNEB, Joaquim Pedro, da coordenadora do Pólo, Sandra Guimarães, do gestor do Pólo, Eriksson Sampaio, da coordenadora municipal do cursinho Eli Rosane de Alcântara, do vereador Jorge Cavalcante e monitores das disciplinas.

Com duração de seis meses, o curso é preparatório para o vestibular e ENEM. Dilson da Silva concluiu o Ensino Médio em 2009 e agora volta à sala de aula por meio do cursinho. “Sempre tive interesse em participar, mas nunca dava certo. É a primeira vez que participo e quero ir até o fim, pois pretendo prestar vestibular e seguir uma carreira”, afirmou Dilson.

A estudante Iarithysa Louane, 17 anos, ainda tem dúvida de qual profissão seguir. “Tenho muita vontade de prestar vestibular para fisioterapia ou agronomia, ainda estou em dúvida, mas participando do cursinho pré-vestibular vou adquirir mais conhecimento, e acredito que até o fim do ano vou definir o que realmente quero seguir”, ressalta.

A secretária de Educação, Iléia Almeida deu as boas vindas aos cursistas e desejou bons estudos. “Este curso é um incentivo importante para alcançar uma vaga na universidade pública, e sabemos a importância de estar preparado, pois a concorrência é grande. Estamos dando todo o suporte e esperamos ao final alcançar um bom número de aprovados”, afirmou.

Com cerca de 50 inscritos, as aulas do cursinho tiveram início no dia 09 de julho. “As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco. Os pré-vestibulandos recebem fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais”, explicou a coordenadora municipal, Eli Rosane.

“Temos um número considerável de alunos que ingressam desses cursinhos para a universidade. O conhecimento hoje é fundamental. Não percam essa oportunidade, desejo bons estudos e um ótimo curso a todos”, desejou o diretor da UNEB, Joaquim Pedro.

Para encerrar a aula inaugural, os cursistas receberam o uniforme e orientações sobre o material didático.

Texto e foto: Ana Lúcia Souza