Prefeitura de São Desidério realiza dia D da Campanha de Vacinação contra raiva animal

Os animais de estimação tiveram uma atenção redobrada no sábado 21, em São Desidério, com a realização do Dia D da Campanha de Vacinação contra a raiva, ação da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde, na sede do município e no distrito de Sítio Grande.

De acordo com dados da Vigilância em Saúde, foram imunizados 875 cães e 55 gatos. Na sede, os pontos de vacinação se concentraram na antiga sede da Vigilância Sanitária, Praça Juarez de Souza, Estádio Municipal Ocival Rodrigues de Souza, Coliseu, na Escola Municipal Dr. Silva Jardim no Alto Cristo, na orla da barragem, e na Praça Coração de Maria no distrito de Sítio Grande.

“Gosto muito do meu cachorro Fred e procuro seguir o calendário de vacinação, ainda mais que se torna fácil manter atualizado por conta da campanha que A Secretaria de Saúde sempre realiza”, Joel Almeida.

Sobre a doença – As doses gratuitas foram disponibilizadas para proteger os animais contra a doença, que é fatal. A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos como cães e gatos, e pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

“O dia D da campanha teve um resultado positivo. A população se preocupou em imunizar os animais contra a raiva e demonstrou interesse em saber sobre as boas práticas do bem estar do animal, procurando também obter informações sobre as enfermidades e zoonoses”, avaliou o veterinário da Vigilância em Saúde, João Vicente, que ainda lembra que os cães e gatos que receberam a primeira dose da vacina antirrábica devem ser levados à sede da Vigilância para tomar a dose de reforço da vacina dentre 30 dias.

A Campanha de Vacinação no município teve início em 27 de junho e segue até o dia 04 de agosto. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, é que sejam vacinados cerca de 5.000 cães e 1.100 gatos em São Desidério.

Texto: Ana Lúcia Souza
Foto: Jackeline Bispo