Prefeitura leva à população rural atendimento odontológico por meio de Unidade Móvel

A prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Saúde (SESASD) realiza atendimentos odontológicos nas comunidades rurais que não têm cobertura de Postos de Saúde. O serviço é feito na Unidade Odontológica Móvel (UOM) e teve início em outubro, oito povoados receberam o serviço com cerca de 160 atendimentos no total.

Na comunidade de Peri Peri a agente de Saúde, Gilênia Pimentel passou em cada casa avisando aos moradores sobre o atendimento e realizando uma triagem prévia. “Com o acompanhamento temos a oportunidade de identificar alguns casos e já informar o horário e local onde a unidade estará para que a população não perca a oportunidade de fazer o tratamento sem gastos com passagens até a sede ou o posto de saúde mais próximo”, comenta.

Foi o que aconteceu com a aposentada Ana de Oliveira Souza que chegou bem cedinho para tratar a dor que sentia em um dente. “Comecei a sentir essa dor, mas não sabia ao certo que dia iria ao dentista, quando a agente me avisou que a unidade móvel estaria aqui fiquei muito feliz e já coloquei meu nome na lista, fui bem atendida e agora estou livre desse problema”, alegra-se Ana.

A Unidade Odontológica Móvel é mantida pela SESASD, nela são realizados procedimentos de restaurações, limpezas e extrações. Em casos de tratamento prologando e outros procedimentos que não são realizados na Unidade Móvel, os pacientes são encaminhados para o Centro Especializado de Odontologia (CEO) na sede. “A meta é levar a saúde bucal à população rural onde não há postos ou unidades de saúde, percebemos essa demanda e estamos trabalhando para formar uma rede constante de atendimentos, pois as pessoas muitas vezes só procuram o dentista quando sentem alguma dor ou quando os dentes já estão bem danificados, cuidar da saúde bucal é fundamental”, explica o dentista da UOM, Marcelo Cartaxo.

É o que fez a jovem Shirlane Anjos, 20. “Prevenir é importante, por isso estou muito satisfeita em ter esse atendimento aqui na comunidade”, conclui.

Texto: Jackeline Bispo
Foto: Rodney Martins