Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo finaliza recuperação de nascente na comunidade de Alegre com o Método Caxambu

Com objetivo de recuperar as nascentes e áreas de preservação permanente- APP’S, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR),  e em parceria com a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), realizou na manhã dessa sexta-feira, 02, os trabalhos de finalização de recuperação com o método caxambu na nascente Manelinho na comunidade de Alegre.

O Método Caxambu consiste em um sistema de filtragem natural da água, sendo uma medida que ajuda a preservar a qualidade e a disponibilidade da água para o consumo humano. Além disso, evita a contaminação, seja por lixos, agrotóxicos ou por dejetos humanos ou animais e diminui a possibilidade de contaminação bacteriológica da água.

Para o engenheiro agrônomo, Renato Rios, o método melhora as condições de proteção da nascente e influi positivamente na qualidade e na potabilidade natural da água, já que a vertente é uma extensão do lençol freático profundo. “Sua estrutura é composta por um tubo de concreto de 20 cm de diâmetro, contendo quatro saídas, duas para saída de água em tubos de PVC de 25 mm (ou de acordo com a necessidade) por 30 cm de comprimento e outras duas de 40 mm por 30 cm, sendo um tubo para limpeza da estrutura”, explicou.

Segundo o secretário da SEMATUR Joacy Carvalho, o modelo apresenta vantagem como o baixo custo de implantação. “Dispensa limpeza periódica da fonte, melhor aproveitamento do manancial de água, evita a contaminação biológica das nascentes, diminui a turbidez da água, além de melhorar as características físico-químicas da água. Porém, não basta somente aplicar tais métodos, é de suma importância que sejam elaborados programas que visem a preservação ambiental das nascentes, principalmente, nas matas nativas ao seu entorno”, frisou.

As comunidades beneficiadas com o projeto são Alegre da Pontezinha, Cabeceira do Salto, Conceição de Baixo, Marias, Boqueirão do Palmeiral, Estiva, Canabravão, João Rodrigues, Baixa Bonita, Pindaíba, e entre outras. “Estou muito alegre com esse beneficio que está fazendo aqui pra gente. Agora eu sei que teremos água em abundância”, disse o morador Manoel de Souza de 78 anos de idade.

Texto: Diego Souza

Fotos: Ascom