Prefeitura promove formação do Pacto Bahia para professores e coordenadores pedagógicos

A prefeitura de São Desidério por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e o governo do Estado realizou durante todo o dia de ontem, 28, uma formação para professores e coordenadores pedagógicos sobre o Programa Pacto Bahia com o intuito de garantir a alfabetização, com letramento de crianças até os oito anos de idade, dentro do ciclo de alfabetização do 1º ao 3º ano.

Este foi o primeiro encontro do ciclo presencial com a temática ‘Linguagem’. Ministrado pelas coordenadoras que já receberam a formação anteriormente. Em julho será realizada a formação de ‘Matemática’. Para a coordenadora local do Pacto Bahia, Ana Lúcia Pereira, o momento é de avaliação dos diagnósticos apresentados. “Os professores e coordenadores estão recebendo todas as informações necessárias, inclusive orientações sobre o nível de aprendizagem de cada turma, para realizar as intervenções na sala de aula com o objetivo de melhorar esse aprendizado”, confirma.

33 escolas municipais participam do Pacto Bahia, pois oferecem o ciclo inicial. A coordenadora explica e lamenta que há casos de crianças do 4º e 5º anos, chamado de ciclo complementar, que ainda não foram alfabetizadas. “Infelizmente ainda temos essas situações por diversos motivos, por isso estamos formatando um trabalho diferenciado junto ao Núcleo de Alfabetização (NALFA) criado recentemente no município, para garantir o avanço dessa criança”, comenta a coordenadora.

A formadora do Pacto, Janilde Valansuelo lembra que muitos professores são novatos e estão tendo o primeiro contato com esta metodologia. “Os professores apresentam muito interesse com a metodologia do programa e estão motivados e dispostos a aplicar em sala de aula, isso é muito importante, porque o sucesso deste trabalho depende deles”.

Texto e foto: Jackeline Bispo