Prefeitura realiza orientação e distribui equipamentos para instalação de hortas escolares

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA), de Educação (SEDUC), de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI), em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizaram na quinta-feira, 29, um momento de capacitação e orientação sobre a instalação de hortas escolares para professores de 15 escolas da zona rural de São Desidério inclusas no projeto Despertar. O evento foi realizado na escola da comunidade de Vila Nova Conceição.

Aspectos históricos de alimentação escolar e sua importância nos dias atuais foram temas abordados pela nutricionista do IFBA, Andreia Rocha. “A escola é um espaço importante para a formação de indivíduos responsáveis e aptos para colaborar com o meio onde vivem e, nesse sentido, a horta escolar surge como instrumento de educação ambiental, nutricional e de segurança alimentar”, explicou ao orientar também sobre o valor nutricional das hortaliças.

No segundo momento, acadêmicos do curso de Agronomia da FASB demonstraram como é feito o preparo do solo, a compostagem e o ciclo das principais culturas. “Foi um momento de esclarecimento e, temos a certeza que esses conhecimentos serão repassados para toda a comunidade escolar visto que estamos trabalhando com professores que são formadores de opinião”, revela o acadêmico, Tássio Ubirajara.

Para a secretária escolar, Mayana dos Santos, as informações recebidas beneficiarão toda a comunidade. “O aprendizado deste dia será repassado não só para a comunidade escolar, mas também, para a comunidade local, os alunos serão disseminadores deste trabalho”, confirma.

Durante o evento a SEMMA entregou aos professores, kits básicos para implantação e reforma de hortas, material oriundo de um Termo de Compromisso Ambiental gerado a partir de multas á empreendimentos agrícolas com alguma irregularidade ambiental. “Esta é uma forma de reverter as multas em trabalhos nas comunidades rurais que precisam desse suporte, a SEMMA está à disposição para prestar o apoio técnico necessário”, diz o Secretário, João Antônio Linhares.

“É importante incentivar as crianças a dar continuidade à tradição agrícola de seus pais e avós, mas recebendo orientações sobre as práticas corretas de plantio, a SEAGRI realiza essa assistência técnica e continuará com a parceria”, confirma a secretária Patrícia Rocha.

A secretária da SEDUC acrescenta, “as parcerias têm contribuído para o bom desenvolvimento das propostas pedagógicas das nossas escolas do campo e para o aprendizado significativo dos alunos dessas comunidades”.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Arquivo SEMMA