Produtores rurais de São Desidério são cadastrados em programa de adesão à assistência técnica por três anos

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) firmou uma parceria com o Governo do Estado através da Bahiater e Fundação ADM, que juntamente com Agentes Comunitários de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, irá inserir mais de 300 famílias, de aproximadamente 15 comunidades geraizeiras do município, no programa de adesão a assistência técnica por três anos.

Durante esta semana, técnicos da Fundação ADM estão na sede da SEAGRI realizando o diagnóstico e cadastramento da assistência técnica dos produtores interessados. Por meio da adesão à assistência técnica os produtores rurais cadastrados receberão o fomento no valor de 2.400,00 reais, dividido em duas etapas, destinado ao aumento da renda para segurança alimentar.

De acordo com o coordenador da Fundação ADM, Valter Júnior, no momento em que o cadastro é realizado, é feito também um projeto produtivo para saber dos produtores como o recurso será investido, e posteriormente, a fiscalização será realizada pela Fundação ADM.

“Essa é a primeira licitação para atender a comunidades geraizeiras em toda a Bahia. Serão três anos de duração da assistência técnica a essas famílias. Graças à parceria da Prefeitura Municipal por meio da SEAGRI, e do Sindicato dos Trabalhadores, São Desidério vai conseguir atender mais de 300 famílias”, destacou o coordenador da Fundação ADM, Valter Júnior.

A secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha acrescenta. “A SEAGRI entende que precisa buscar essas parcerias para ajudar o produtor à participação em políticas públicas seja do Governo Estadual, Federal ou Municipal. Os técnicos da Fundação ADM estão na SEAGRI durante essa semana e eles buscam programas como este, que incentivam os produtores da Agricultura Familiar a produzirem mais. Nesse caso específico, além de receber o recurso, os participantes também serão acompanhados por assistência técnica”, afirmou.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza