Professores de São Desidério participam de segunda formação do Pacto Bahia

Professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de São Desidério, participaram nesta sexta, 21, do segundo encontro de formação do Programa Pacto Bahia, realizado no Centro Cultural. O Pacto Bahia é um programa do governo do estado, realizado em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (SEDUC). Cerca de 83 professores participam do curso que objetiva garantir a alfabetização, com letramento de crianças até os sete anos de idade, dentro do ciclo de alfabetização do 1º ao 3º ano.

A formação é contínua e compreende quatro ciclos, sendo que em cada ciclo os participantes têm dois encontros, um voltado para linguagens e outro para matemática. No primeiro encontro no mês passado os professores tiveram formação em linguagens, e hoje a formação é voltada para a área de matemática.

“A SEDUC tem replanejado toda estrutura de educação do município com foco numa educação de qualidade, e entendemos que as formações continuadas são de fundamental importância para a melhoria da qualidade da aprendizagem. Começamos com o Pacto Bahia que é um suporte a mais aos professores de séries iniciais, de 1º ao 3º ano, no processo de alfabetização, objetivando que estes estudantes tenham um processo educacional com qualidade e com segurança nesse percurso da aprendizagem deles”, afirmou a secretária de Educação do município, Iléia Almeida.

De acordo com a coordenadora local do Pacto, Ana Lúcia Pereira, durante o encontro, foram feitos os comandos aos professores, e a programação seguiu com oficinas e rede de experiências realizadas na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, onde os professores farão socialização de experiências realizadas em sala de aula. “O programa orienta os professores quanto à execução do plano de aula, e mostra a importância de obedecer às etapas trazendo tempos específicos que precisam ser respeitados para que os alunos sejam alfabetizados”, disse Ana Lúcia.

A professora Ivanete Alves da Silva, da Escola Waldeck Ornelas em Roda Velha III, destaca a formação contínua como eixo norteador para o professor. “Muito interessante este momento, uma vez que para nós educadores é fundamental estar sempre buscando o conhecimento para aplicar na nossa rotina de sala de aula e no contato com o aluno”.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza