Programa Despertar estimula consciência ambiental em estudantes e comunidade rural

HORTA

O Programa Despertar é destaque por estimular a consciência ambiental em estudantes e consequente a comunidade do qual ele está inserido. Presente em 70 municípios baianos, o Despertar completa em 2015 dez anos de existência. Há cinco anos aderido em São Desidério, funciona em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e as secretarias municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo é promover a educação voltada para a responsabilidade social, e para 2015 a temática escolhida para trabalhar com 15 escolas da zona rural, foi: Meio Ambiente – Vida, Saúde e Cidadania.

HORTA (2)

De acordo com o gestor do município, o apoio e a parceria com o Despertar é fundamental para fortalecer a educação ambiental. “Ano após ano conscientizamos as nossas crianças e jovens a preservarem  nossos rios, a ter cuidado com o lixo e a cuidar de maneira correta do nosso meio ambiente.  Este trabalho é  muito importante para o nosso município. O mundo hoje, busca esse trabalho de conscientização e preservação”, falou o prefeito Demir Barbosa.

HORTA

A coordenadora municipal, Sandreane de Jesus Mattos, faz diversos esclarecimentos. “Todos os planejamentos, palestras e ações têm o aval e a revisão do coordenador estadual do SENAR, Manoel Neto. Os professores realizaram pesquisas e estudos para observar as potencialidades ou problemáticas de cada ambiente. Exemplos de potencialidades são, a Termelétrica Campo Grande e a distribuição das cisternas, e exemplos de problemáticas são, os desmatamentos, a má utilização da água e os focos de mosquitos Aedes Aegypti que causa a dengue”, relatou.

MUDAS 1

Projeto: A horta nas escolas será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura, e o viveiro de mudas de plantas nativas do cerrado com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente. Em junho, na semana do meio ambiente irá acontecer o plantio das mudas nas escolas e comunidades.

MUDAS 2

Cada escola tem um aluno eleito como agente despertar, e no segundo semestre deste ano de 2015, todos irão participar de um encontro municipal com o objetivo de capacitá-los quanto ao seu papel. O programa Despertar, também é tema de monografia de uma aluna do município que estuda na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.

MUDAS

Texto: Ascom/SD
Fotos: Arquivo Secretaria Muninicipal de Educação

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo