Programa despertar realiza cerimônia de encerramento das atividades escolares de 2015

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Desidério, e sob a coordenação municipal de Sandreane Mattos, foi realizado a cerimônia de encerramento do Programa Despertar, referente às atividades escolares de 2015. O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira, 20, na Câmara de Vereadores. A cerimônia contou com a participação de autoridades políticas, representantes de diversas secretarias, vereadores, órgãos governamentais, técnicos e funcionários da Secretaria da Educação, sociedade civil e professores e alunos das quinze escolas da zona rural inseridas no Programa Despertar.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A coordenadora municipal apresentou o portfólio do município, “em 2015 o programa foi satisfatório, foram desenvolvidas muitas atividades inovadoras nas escolas, todas com atividades voltadas para as necessidades de cada localidade e com a participação ativa das comunidades, e isso foi fundamental para o bom desempenho do Despertar”, assegura Sandreane Mattos.

A secretária da educação Alaídes França, acredita que os alunos possam ser multiplicadores das ações ecológicas. “Tenho certeza que por meio do Despertar, nossos alunos serão multiplicadores de produção sustentável e de preservação do meio ambiente. Mas todos nós também possamos ser mediadores e defensores do nosso meio ambiente, que o nosso pensar e agir seja para continuarmos vivendo satisfatoriamente neste planeta”, assegura Alaídes França.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Ao final do evento alunos, professor e escola foram premiados. Na categoria desenho se destacou o aluno Denizan Souza Cruz, da Escola Maria Francisca da Silva – Pontezinha. Na categoria desenho com frase a vencedora foi a aluna Mônica Santos Costa, da Escola Diolino Honório Pereira – Canabravão, e na categoria melhor redação o prêmio foi para a aluna Marlucia da Cruz Silva, da Escola João Barbosa de Souza Sobrinho – Vila Nova. O professor destaque na categoria experiência pedagógica foi Antônio Teixeira da Escola Deputada Necy Novaes – Cabeceira Grande. E a escola premiada na categoria melhor portfólio foi a Ovídio Francelino de Souza – Ponte de Mateus.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

De acordo com o consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Manoel Neto, São Desidério ao longo dos anos tem sido um grande parceiro. “O SENAR é quem mantém o Programa Despertar, hoje presente em 76 municípios da Bahia, e a nossa proposta para 2016 é ampliar este trabalho, vamos comtemplar outros municípios e ampliar o número de atividades, e além do consultor pedagógico, iremos ter também um consultor técnico para acompanhar as atividades desenvolvidas nas escolas”, afirma.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

No próximo dia 02 de dezembro haverá um encontro com todos os coordenadores municipais, secretários e prefeitos dos municípios cadastrados no Programa Despertar para a avaliação do programa nos municípios.

Texto e fotos: Ascom/SD