Programa TOPA 2016 é lançado em São Desidério

DSC_0002

A Secretária Municipal da Educação de São Desidério em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, realizou na manhã de quarta-feira, 06, no auditório da prefeitura, o lançamento da 9ª etapa do Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA/2016. O encontro contou com a presença da secretária Alaídes França, supervisora regional Jeane Santos Macambira Araújo, coordenadora e técnica municipal Maritânia Pinto de Castro Souza, presidente do Sindicato Jorge Cavalcante, representante da APLB Kelyane Menezes, vereador Biracy Silvério, coordenadores e professores do TOPA.

DSC_0004

O principal objetivo do programa é promover uma educação de qualidade para a população de jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para a inclusão social, política, econômica e cultural desse sujeito. Garantir o direito à alfabetização é dever do Estado. Com o TOPA, a Secretaria da Educação do estado da Bahia amplia parcerias com municípios, instituições de ensino superior, entidades não governamentais e organizações sociais.

DSC_0041

Para desenvolver o programa em São Desidério, que atende 656 alunos na sede e mais 34 povoados e/ou localidades do município, a Secretaria da Educação trabalha com uma grande equipe de profissionais. “Meu muito obrigado por vocês estarem aqui para juntos alavancarmos a construção deste processo. Hoje eu venho desejar que os 78 professores alfabetizadores de São Desidério e os 13 coordenadores do TOPA, possibilitem, norteiam, ajudem e contribuem para que os 656 alunos que estão alfabetizando neste município possam produzir e construir os seus próprios conhecimentos. Somos parceiros, estarei sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos”, disse a supervisora regional, Jeane Araújo.

DSC_0017

De acordo com a secretária da educação, Alaídes França, o TOPA tem a finalidade e o objetivo de tornar as pessoas cidadãs.  “O primeiro princípio de cidadania é a pessoa ter a capacidade de assinar o seu próprio nome, e o TOPA é um programa bonito nesta sua filosofia, porque visa alfabetizar a todos no sentido de que os nossos munícipes não assinem somente com o polegar direito, mas para que eles tenham assegurada a cidadania e o direito de assinar com propriedade, como leitores ou pessoas familiarizadas com o processo de escolarização”, assegura.

DSC_0024

Segundo o presidente do Sindicato, Jorge Cavalcante, “quando o programa chegou aqui nós o abraçamos, para podermos ajudar as pessoas dentro de suas comunidades a serem alfabetizados. Nós já acompanhamos senhores e senhoras para a troca de documentos, onde eles colocavam o polegar, hoje, eles já fazem com a sua assinatura, isso é uma grande conquista do TOPA, nós do sindicato, a secretaria e a prefeitura”, afirma.

DSC_0008

Texto: Ascom/SD