Projeto de Concessão de Bariátricas realiza consultas nutricionais em São Desidério

DSC_0010

O médico nutricionista, Luiz Fernando Gonçalves, do Hospital da Bahia, da capital baiana, esteve em São Desidério nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 respectivamente, para a realização das consultas nutricionais para as pessoas que passaram pelas cirurgias bariátricas e para as que ainda vão passar pelo procedimento. Durante as consultas realizadas nestes dois dias, as pacientes, recebem orientações sobre a dieta no período pré e pós operatório. A iniciativa faz parte do Projeto de Concessão de Bariátricas, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, vereadora Marileide Carvalho e Hospital da Bahia.

DSC_0026

Segundo a coordenadora do projeto, Silvana Teresa Rocha, o projeto já beneficiou 49 pessoas que sofriam com a obesidade mórbida e cerca de 62 ainda serão contempladas. “Primeiramente estas pessoas são cadastradas, passam por exames clínicos e posteriormente pela cirurgia e após o tratamento ainda recebem todo acompanhamento com nutricionista e psicólogo”, falou.

DSC_0025

Érica dos Santos, com 34 anos pesava 115 kg e relata uma vida de limitações, sofria com o peso, com as comorbidades, como a diabetes, hipertensão e doenças do fígado, hoje após oito meses da cirurgia conseguiu perder 37 kg. “Minha vida mudou radicalmente, minha rotina é outra, meus hábitos alimentares são saudáveis, pratico exercícios físicos, minha autoestima elevou, sou feliz, sou outra pessoa e muito grata a esta parceria que vem dando certo, vem concretizando sonhos e salvando vidas”, destacou.

DSC_0020

• Texto: Adinete Batista