Projeto de Recuperação e Manejo de Nascentes é executado na localidade de Timbós

asc_3363

Para prevenir a escassez e garantir a sustentabilidade dos rios, córregos e matas ciliares do município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), em parceria com o Programa PrevFogo do IBAMA e moradores das comunidades rurais, vem desenvolvendo o Projeto Municipal de Recuperação e Manejo de Nascentes nos corpos hídricos que beneficiam comunidades tradicionais e agricultores familiares em diversas regiões do município. O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho junto com a equipe técnica esteve nesta terça-feira, 06 na comunidade de Timbós, onde está sendo executado o projeto na nascente que é afluente do Rio São Desidério.

asc_3376

Dentre as intervenções que contemplam o projeto, estão, o isolamento das nascentes com a construção de cercas para evitar o acesso humano e pisoteio de animais, plantio de mudas nativas do cerrado para o recobrimento da área de APPs, monitoramento e educação ambiental com os moradores e comunidade escolar. O projeto, este ano, já realizou o isolamento e plantio de mudas nativas na nascentes existente no povoado de Manoel Lopes e será estendido para outras localidades, a exemplo de Alegre, Cabeceira Grande, Samambaia, Riacho Grande, São Matias, Joaquinzinho, Capim Branco, Cabeceira da Mamona e Olhos D’água do Emídio.

asc_3391

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho, a iniciativa de resgatar estas nascentes parte primeiramente dos moradores. “A questão ambiental é uma causa que vem sendo abraçada por muitos e estes moradores são os primeiros a detectarem o problema. A receptividade deles é ótima, poucos reagem negativamente, e graças a Deus esta parceria vem dando bons frutos, pois com este trabalho, quem ganha são eles. Estamos no processo de transição de governo, mas espero que os próximos gestores tenham esta preocupação com o meio ambiente e deem continuidade a este projeto, pois a escassez de água já é visível em alguns lugares e aqui estamos trabalhando para recuperar as nascentes, a fim de beneficiar a população”, explanou.

asc_3361
Texto: Adinete Batista