Rastreamento do Glaucoma é realizado em São Desidério

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O Programa de Rastreamento do Glaucoma, com o objetivo de tratar os diagnosticados e prevenir o glaucoma, está sendo realizado em São Desidério, pelo prestador de serviço Instituto Multi Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e com a prefeitura do município. A equipe de cinco profissionais do Multi Saúde, composta por oftalmologista, enfermeiro, assistentes técnicos, e a participação de profissionais da saúde local, estão realizando o rastreamento na sede, nos dias 11 e 12 de junho, na Unidade de Saúde da Família, Otacílio Jesuíno de Oliveira e no distrito de Roda Velha III e Roda Velha I, nos dias 13 e 14, nas Unidades de Saúde da Família Marcos Konishi e Paulino Antônio do Carmo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dentre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para a pessoa realizar o exame, é necessário ter idade acima de 50 anos, hipertensão arterial sistêmica ou ser diabético, histórico de glaucoma na família de primeiro grau, ter miopia etc. O Rastreamento do Glaucoma trabalha com a capacidade de atendimento de 300 a 350 pessoas por dia. “Ontem atendemos cerca de 180 pessoas, mas hoje superamos nossas expectativas de atendimento, o público compareceu em grande quantidade e as metas certamente serão ultrapassadas”, afirma a coordenadora municipal da unidade de atendimento, Rosane Nunes.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Os pacientes diagnosticados com o Glaucoma já saem do atendimento com os colírios, quantidade suficiente para três meses, tempo em que a equipe retornará à cidade para realizar o acompanhamento oftalmológico dos diagnosticados e um novo rastreamento. “O exame particular custa em média R$ 250,00 e os colírios variam de preço entre R$ 60,00 e R$ 70,00, mas dependendo da necessidade tem colírio que pode custar até R$ 180,00 e dentro do programa é tudo de graça”, disse o enfermeiro e coordenador da Multi Saúde, Aldenor Neto.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica do município, Mônica Valéria de Souza, “O programa veio para contribuir com a saúde pública do município diagnosticando e tratando os glaucomatosos”, assegura.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“Há 28 anos eu tenho problemas na visão e também convivo com o Glaucoma, já fiz até cirurgia em Goiânia, mas realizo sempre os exames seja aqui, em Barreiras ou fora do estado porque é só com os exames nas mãos que sabemos o estágio da doença para poder cuidar melhor”, disse dona Maria Pereira, moradora do distrito de Sítio Grande.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O glaucoma é um uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Texto e fotos: Fafá Iglesias.