RETRATE conclui primeira disciplina do curso de Teatro

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Foi concluída neste sábado, 02 de agosto, a primeira disciplina com a temática: preparação corporal e vocal, do primeiro módulo do curso de teatro do projeto de Requalificação dos Trabalhadores de Teatro – RETRATE do interior baiano em São Desidério. As aulas foram ministradas pelo professor Ricardo Fagundes e conta com a participação de 43 alunos nos turnos vespertinos e noturno. A qualificação teve início no dia 28 de julho e se estende até janeiro, sendo dividida por três módulos, composto por 12 disciplinas.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O curso é financiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Centro de Formação em Artes e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Desidério, e tem como finalidade, reciclar, capacitar e formar atores, diretores e arte educadores do município.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Durante esta primeira disciplina, os alunos tiveram aulas de preparação vocal e corporal para cena. “Neste primeiro contato, os alunos aprenderam a ter noções do seu corpo, trabalhamos alongamento, a estrutura física, as emoções, a entonação e os tipos de voz, a dança e trejeitos, enfim finalizamos construindo um personagem, deixando o corpo apto para o desenvolvimento do personagem e sua história de vida. O desempenho dos aluno foi surpreendente, com muito esforço e empenho, assimilaram os conteúdos”, elogiou o professor Ricardo Fagundes.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A próxima disciplina acontecerá entre os dias 11 e 16 deste mês e irá trabalhar a interpretação realista com o professor Roberto Sales Santos. Nos outros módulos, os alunos terão noções de interpretação, improvisação, mímica corporal dramática, dramaturgia, história do teatro, palhaçaria, produção cultural e estética do espetáculo, além de abordar aspectos de cenografia, figurino, iluminação e criação gráfica.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Diego Souza