Reunião mobiliza agricultores familiares para a licitação e avalia Cardápio Escolar para 2015

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A rede pública municipal de ensino de São Desidério possui uma clientela de 6.760 alunos matriculados nas 38 unidades escolares e é uma preocupação da atual gestão oferecer uma alimentação saudável com produtos de qualidade, como forma de obter melhores índices de aprendizagem. Diversas ações são planejadas para garantir a eficácia deste serviço, como o encontro que aconteceu nesta quinta-feira, 06 no auditório da Prefeitura Municipal para tratar sobre a relevância da alimentação escolar, a importância da inserção dos produtos da agricultura familiar na alimentação dos alunos e apreciação do cardápio escolar para o ano letivo de 2015, além de orientações sobre o processo de licitação.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Estiveram presentes, a secretária de Educação, Alaídes França, supervisores, coordenadores, a nutricionista, Marciana Alencar, a responsável do depósito da  Merenda Escolar, Maria de Deus, secretário de Agricultura, Leandro Carvalho, o diretor de Licitação, José Amâncio, os representantes do Conselho de Alimentação Escolar, representantes do Sindicato Rural dos Trabalhadores e fornecedores da agricultura familiar.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A nutricionista Marciana Alencar falou da importância da alimentação escolar e apresentou aos presentes a proposta de cardápio para 2015, no qual foi apreciado e adequado às mudanças e alterações. “A alimentação escolar é complexa, tem quem ser planejada para ser servida de forma saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros e levando em conta a cultura, as tradições da localidade e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”, explicou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Outro assunto debatido foi sobre a lei federal 11.947/2009 que determina que pelo menos 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE ao PNAE sejam utilizados para a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar, priorizando os assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas, comunidades quilombolas e organizações de produtores. “Há dois anos que forneço hortaliças para a prefeitura e graças a Deus tem me dado lucros, além de me dar garantias, é um dinheiro certo, agora vou organizar a documentação para participar mais uma vez da licitação”, declarou o agricultor familiar, José Honorato.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O secretário de Agricultura, Leandro Carvalho destacou a relevância desta política pública para o desenvolvimento sustentável local e a sociedade e também orientou os produtores e os gestores sobre o funcionamento do processo de compra e venda dos produtos oriundos da agricultura familiar. “Primeiramente é feito o mapeamento dos produtos, a elaboração do cardápio, a chamada pública, a elaboração do projeto de venda, a seleção do projeto, assinatura do contrato e a execução. A secretaria de Agricultura vai dar todo este suporte, vamos elaborar o projeto e estamos de braços abertos para ajudar, por que acredito que este programa só traz benefícios, pois incrementa a produção, aumenta a renda e economia dos produtores familiares e garante uma alimentação saudável aos nossos alunos”, afirmou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Sobre os prazos para a licitação – De acordo com a secretária de Educação, Alaídes França a antecipação do processo se faz para garantir que a alimentação escolar não falte à mesa dos alunos em 2015. “Esta é uma preocupação da gestão, garantir a alimentação aos alunos, por isto estamos fazendo em tempo hábil para que não haja entraves, portanto hoje, realizamos a apreciação do cardápio escolar e mobilizamos os nossos fornecedores para legalizarem suas documentações, e nós temos somente esta semana para o Conselho de Alimentação Escolar aprovar este cardápio, sendo que até o dia 14 será feito o quantitativo dos gêneros alimentícios e, dia 17 a entrega destes quantitativos ao setor de licitação. No dia 21 o período de divulgação da chamada pública, de 22 de novembro a 12 de dezembro a elaboração dos projetos e nesta mesma data a entrega dos projetos, para que em 19 de dezembro aconteça a licitação”, argumentou.

Texto e fotos: Adinete Batista