Riquezas, religiosidade e cultura de São Desidério são destaques no Desfile Cívico

No Desfile Cívico de 07 de Setembro em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil, riquezas, religiosidade e cultura foram as peculiaridades de São Desidério apresentadas na avenida. Organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação – SEDUC, o desfile aconteceu na Rua Dr. Valério de Brito, e foi marcado pela Integração das escolas municipais da sede e zona rural, além das estaduais.

O desfile foi aberto pelo prefeito Zé Carlos, o vice Zé Barbosa, a secretária de Educação Iléia Almeida, que marcharam conduzindo os pavilhões da Bahia, do Brasil e do Município, seguidos da ala dos secretários de governo e vereadores. As fanfarras de São Desidério – FANSAD, do Sítio Grande – FANSIT e do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães – FAMAG tomaram a avenida com performances sincronizadas.

“A Independência do Brasil foi marcada por um grito as margens do Ipiranga “Independência ou Morte”, porém os ecos desse grito somente sobreviveram amparados pelo trabalho, luta, cuidado, respeito, responsabilidade, e sobretudo, pelo amor que temos pela nossa Pátria, são esses valores que nos tornam verdadeiramente Independentes”, destacou o prefeito Zé Carlos.

Além das escolas, dos funcionários da Secretaria de Educação, professores e equipe de apoio das escolas, participaram do desfile algumas instituições e convidados, entre eles, o Pelotão da Polícia Militar, a Filarmônica Municipal Maestro Heliodoro Ribeiro, Coral Municipal Infantil, o grupo dos Desbravadores, Brigadistas de Combate a Incêndio Florestais, Grupo da Capoeira Sangue Bom e representantes das Cavalgadas fizeram apresentações e também homenagens ao estudante Charlles Klauck, falecido.

“Este ano foram realizadas algumas mudanças na realização do Desfile Cívico, primeiramente no circuito que foi alterado e recebeu ornamentos, assim como também a necessidade de divisão do município em temáticas que foram tratadas por regiões pólos, uma forma de ressaltar as riquezas do nosso município. Me emocionei ao desfilar porque nesse momento, me reportei aos tempos em que era estudante”, relatou a secretária de Educação, Iléia Almeida.

A cada ala que surgia na avenida, cores, história e criatividade configuraram momentos estilizados por cada escola, ressaltando as principais potencialidades de várias regiões pólos do município. “Em todos esses anos que assisto desfile de 7 de Setembro nunca vi tanta coisa bonita, tanta novidade e um desfile tão organizado quanto o desse ano”, comentou Evilene Santana. “Um desfile muito interessante, as escolas foram muito criativas, sem repetições de temas e de apresentações. Gostei muito”, falou o estudante Paulo Henrique Rocha.

Sítio Grande – À tarde, foi a vez do Desfile Cívico no distrito de Sítio Grande. Além dos estudantes das escolas locais também desfilaram as autoridades presentes e grupo dos Desbravadores. A evolução da FANSAD e FANSIT também abrilhantaram o evento.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins / Jackeline Bispo