São Desiderio é contemplado com o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Diversos profissionais da área da saúde de São Desidério, junto com o secretário da saúde Jeferson Barbosa e vereadores, participaram nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores, de um encontro onde foi apresentado pela técnica da Secretaria da Saúde do Estado – SESAB, Jane Araújo, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. Realizado pelo governo estadual o programa tem como parceiros grupos técnicos da SESAB, Secretarias Municipais, Universidades Regionais, Ministério Público, ONGS, Conselhos Estaduais e Municipais e Câmaras de Vereadores.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Entre os dias 06 a 14 de agosto das 07 horas da manhã às 18 horas, os profissionais da saúde da SESAB, estarão atuando em São Desidério com o principal objetivo de garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos de idade, a Mamografia Bilateral de Rastreamento através da estratégia itinerante. E para garantir o acesso gratuito ao exame, as mulheres precisam estar dentro da faixa de idade e obrigatoriamente portar o documento de identidade e o cartão do SUS atualizado.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Em São Desidério, a meta da SESAB é realizar o exame em 1.173 mulheres. As mamografias serão realizadas na unidade móvel por profissionais femininas da SESAB. Após o exame as mulheres receberão o cartão de retorno, e os primeiros resultados serão apresentados pela Secretaria da Saúde do município após 30 dias. As mulheres que apresentarem os resultados não conclusivos serão comunicadas e liberadas, e as que necessitarem de exames complementares serão avisadas e encaminhadas para uma segunda fase de exames com justificativas. O prazo máximo para o diagnóstico e entrega de 100% dos exames realizados nas fases I e II, serão de 90 dias contados a partir da finalização da mamografia de rastreamento no município.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

De acordo com a técnica da SESAB, Jane Araújo, é nesta faixa etária onde existe o maior índice de câncer de mama nas mulheres, “por isso buscamos elevar o número de exames, trazendo o mamógrafo para dentro do município e assim descobrirmos se existem casos para serem tratados. São Desidério se encontra no núcleo regional de Barreiras e de acordo com dados do IBGE, Barreiras enquanto região está com 8% (por cento), de cobertura, enquanto deveria estar a nível nacional com 35% (por cento), por isso é fundamental que melhoremos essa cobertura na região. Em casos de resultados positivos daremos cobertura em todas as fases de procedimentos”, afirma.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Segundo o secretário da saúde do município, Jeferson Barbosa, “o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama é extremamente importante, essa parceria do estado com o município é fundamental para que possamos assegurar maior cobertura para as mulheres que precisam deste exame nesta faixa etária, vamos fazer o possível para localizar as mulheres e alcançar a meta”, assegura.

Texto e fotos: Ascom / SD