São Desidério é representado no I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia

FOTO-1

O secretário de Cultura e Lazer de São Desidério, Enielton Rodrigues e a coordenadora da Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger, Ana Lúcia Souza participaram do I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP). O evento aconteceu na sede da Biblioteca Pública da Bahia reuniu no mês de outubro e reuniu gestores de bibliotecas públicas, estaduais e comunitárias da Bahia.

FOTO-2

Promovido pela Fundação Pedro Calmon através da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP), o evento bianual, foi realizado com o objetivo de fortalecer o SEBP por meio de discussões sobre a importância da biblioteca pública na promoção do livro e da leitura, refletir a biblioteca como espaço de inclusão das pessoas com deficiência, discutir sobre as políticas públicas do livro, da literatura e das bibliotecas, além de assegurar e proporcionar a troca de experiências, estimulando um aperfeiçoamento das práticas existentes.

FOTO-3

“Pesquisas apontam que o maior número de leitores está no segmento estudantil e que o brasileiro lê apenas 1,7 % de livros, quando a meta é que se leia pelo menos quatro livros por ano. Essa é uma das metas pretendidas pelo SNBP até 2020”, disse a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP/MinC), Veridiana Negrini durante palestra sobre Ações do MinC para o livro, leitura, literatura e Bibliotecas.

FOTO-4

A programação contou com palestras e mesas de debate acerca da leitura e tecnologia, acessibilidade em bibliotecas, apresentação de ações do Sistema Nacional e Estadual da Cultura, amostras culturais, relatos de experiência das bibliotecas municipais e comunitárias e apresentação do Site e Fanpage das Bibliotecas Públicas da Bahia que pode ser visualizado no endereço www.bibliotecas.ba.gov.br .

FOTO-5

Ao final do encontro foram entregues às bibliotecas pela Fundação Pedro Calmon um kit com livros de escritores baianos. “Esta é uma oportunidade para troca de experiências que deram certo e também é o momento em que são apresentadas mais possibilidades para que possam ser agregadas às ações que já são desenvolvidas pela nossa Secretaria de Cultura por meio da biblioteca”, destacou o secretário Enielton.

FOTO-6

“Muitas das ações relatadas já foram incorporadas no nosso plano de ação. E debates acerca de questões como a acessibilidade e tecnologia em bibliotecas nos fazem perceber o quanto são importantíssimas para a eficácia do funcionamento desse espaço comunitário”, relatou a coordenadora Ana Lúcia. Atualmente 441 bibliotecas da Bahia mantém Convênio de Cooperação Técnica com a Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia. Desde abril de 2013 foi celebrado o termo entre São Desidério e a FPC.

FOTO-7

Texto: AscomSD